Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 15184 - O EPITÁFIO DA ESCRITA MANUAL - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1406
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

O EPITÁFIO DA ESCRITA MANUAL

Em 1981 Roberto Carlos gravou a música “As Baleias”. Nela ele canta do dia em que nossos netos perguntarão o que aconteceu com as baleias. Dos motivos delas só serem vistas em museus, e séries antigas dos canais de televisão.

Eu também acredito que as baleias estão condenadas a extinção com uma convicção. Antes das baleias, veremos a morte da escrita manual. Essa que aprendemos desde pequenos com a ajuda de canetas e lápis. Esse modo tão simples de escrever a mão estará morto antes que se passem dez gerações.

As crianças entre seis e quinze anos são as únicas que ainda escrevem a mão nos dias atuais. E escrevem porque de alguma maneira são obrigadas. Nas provas a letra mais escrita e quase única é o “X”. A Raça Humana vive um momento de transição perigoso.

Estamos todos convictos que dominamos a tecnologia. Grande engano. É a tecnologia que está nos escravizando com doses abissais de hipnose. Pior é constatar que esse caminho não permite volta. Já pensaram como seria difícil, de repente, ter de aprender a escrever a mão de novo?

Então daqui a dez gerações, talvez, nossas crianças não irão aos museus pelas baleias. Muitos museus pagarão alguns milhões por velhos cadernos de caligrafia, para depois exibi-los ao lado de obras e esculturas famosas. A caligrafia manual será a atração.

Ou, os canais de documentários anunciarão com toda a pompa sua nova série: Quarta-feira as 22h00min não percam no “History” a estreia da série “Como nossos antepassados escreviam”. Uma estreia mundial.

É uma pena que a enchente destruiu quase todos os livros caixas de contabilidade do escritório em que eu trabalhava. Minha colega de trabalho tinha e ainda deve ter uma caligrafia maravilhosa. Uns apenas escrevem. Outros escrevem com arte. Era o caso da minha colega.

Pensando nisso agora, cheguei à conclusão que bem guardados certamente eles seriam relíquias, e muito disputados pelos museus mundo afora. Já imaginou isso Bernadete?

Quase consigo visualizar também, as manchetes dos noticiários e dos jornais, no dia em que alguém entrar numa caverna e descobrir uma preciosidade. As imagens e as fotos mostrarão a mensagem de amor deixada para alguém. Escrita a mão, na caverna estará à frase “Eu te amo!”.

Na evolução da raça só tem contado o que caminhamos para frente. Deveríamos ficar atentos com as heranças que estamos esquecendo. Comemorar menos nossa escravidão.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1