Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 6077 - DISCURSSO DE POSSE DO ESCRITOR ANDRADE JORGE NA ACADEMIA SALTENSE DE LETRAS - ANDRADE JORGE

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 668
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 1
 
 

DISCURSSO DE POSSE DO ESCRITOR ANDRADE JORGE NA ACADEMIA SALTENSE DE LETRAS

ACADEMIA SALTENSE DE LETRAS
DISCURSO DE POSSE DO ESCRITOR ANDRADE JORGE

AGRADECIMENTOS
Minha saudação à Diretoria da Academia Saltense de Letras, na pessoa da Presidente Anna Falcini Osta, Confrades, Confreiras, convidados que nos honram com a presença, entre eles Aline Romariz, Presidente da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, Carlos Alberto Escudeiro Presidente da Academia Boituvense de Letras e Artes. Saúdo também o confrade Dr. Lázaro José Piunti, agora meu padrinho, que me indicou a esta honrosa Academia. Feliz também pelos amigos e família, que vieram prestigiar esse importante momento. Agradeço aos Acadêmicos que na reunião da ASLe no dia 05 de agosto passado, votaram e aprovaram por unanimidade o meu ingresso, são eles:
• Anna Osta – cadeira 02 (Presidente)
• Mercia Falcini – cadeira 03 (votou por email)
• Olavo Marques de Sousa – cadeira 04
• Valter Lenzi – cadeira 06 (Presidente do Comitê de Ética)
• Antonio Oirmes Ferrari – cadeira 07
• Odair Schiavone – cadeira 09
• Augusto Gasparini Filho – cadeira 12
• Dr. Lazaro José Piunti – cadeira 14
• Maria Damien Ignácio Pacheco – cadeira 15 (Secretaria)
• Kátria Auvrey – cadeira 16
• Maria Christina Noronha Liberalesso – cadeira 17
• Cristina Maria Salvador – cadeira 17 (Relatora do Comitê de Ética)
• Decio Zanirato – cadeira 22 (membro do Comitê de Ética)
• Virginia Soares Liberalesso – cadeira 25
• Dr. Nicodemos Rocha – cadeira 26
• Jorge Duarte Rodrigues – cadeira 29
• Andre Palhardi – cadeira 35
• Anicleide Zequini – cadeira 36
• Rosemari Ferrari – cadeira 38
• Marilena Matiuzzi – cadeira 39
Obrigado caros Confrades e Confreiras.

OSWALDO DE SOUZA AGUIRRE
PATRONO DA CADEIRA 34
Hoje tomo posse da cadeira 34 cujo Patrono é Oswaldo de Souza Aguirre. A escolha do Patrono foi inteiramente minha, eram três nomes, dois deles dos mais ilustres da literatura Brasileira. Não conhecia Oswaldo de Souza Aguirre, mas não demorei em me decidir. Minha intuição revelou-se correta. O patrono da minha cadeira é personagem ilustre da cidade, aqui viveu, laborou, constituiu família, projetou-se no cenário político e social. Portanto, mister se faz conhecer um pouco da vida de Oswaldo de Souza Aguirre.
Antes, porém, meus agradecimentos ao Professor Elton Frias Zanoni, que mantém o blog “Histórias de Salto”, ao Sr. Benedito Aguirre (sobrinho do Patrono), e também à nossa cara Presidente Anna Osta, pelo auxílio nas informações e dados biográficos.
Oswaldo de Souza Aguirre é paulista da cidade de Monte Mor, nascido em 11/02/1896, portanto aquariano como sou;
Filho de Aureliano de Aguirre. Viveu por muitos anos em Santo André, mas em 1920, ou seja, com 24 anos de idade, fixou residência em Salto, e aqui ficou até 1950.
Foi Escrivão de Policia, no antigo prédio que abrigava a cadeia e a Delegacia na Avenida D. Pedro II, no local onde hoje se encontra o Fórum. Exerceu também as funções de Delegado. Talvez fossem estes cargos o motivo pelo qual Oswaldo veio à Salto.
Zeloso cumpridor de seu trabalho, também obteve destaque na sociedade Saltense como orador eloquente, era sempre solicitado nos eventos cívicos, ou quando alguma autoridade de destaque visitava Salto.
Seu nome está fortemente associado à história da imprensa Saltense, tendo colaborado em diversos jornais da cidade, tais como: “O Ferrão”, “O Serrote”, “O Argus”, “O Povo, e “O Trabalhador”“. Foi também editor no jornal “O Saltense” e Diretor do “Correio de Salto”. Há noticias que chegou mesmo escrever poesias, porém infelizmente não temos nenhuma para apresentar aos presentes. Em 1967, em justa homenagem, a sala de imprensa da Prefeitura Municipal de Salto recebeu seu nome, e assim permaneceu até alguns anos atrás.
Encontramos também, em nossa pesquisa, no Jornal Estado de S. Paulo, citações referentes ao ilustre Patrono, na página de nomeações em cidades do Estado, tais como:
&61656; B.O. 81- em 1925 – Seção Municípios e Cidades:
Salto do Ytu – município pela Lei Provincial nº 68 de
27/03/1889, pertencente à Comarca de Ytú, limitando com os
municípios de Ytú, Indaiatuba, Monte-Mór e Capivary, população: 9.934 habitantes. Secretario da Câmara: Oswaldo de Souza Aguirre.
&61656; B.O. 82 – 1926 - Administração Municipal: Secretario Oswaldo de Souza Aguirre
&61656; B.O. 83 – 1927 – Junta de Alistamento Militar – Secretario: Oswaldo de Souza Aguirre; Acumulava também o cargo de Secretario da Administração Municipal.
Em 1928 foi diretor do extinto Clube Ideal, era um homem de extrema dinâmica, sempre envolvido em atividades sociais dos clubes de Salto.
Faleceu em casa, na cidade de Santo André, em 26 de abril de 1965, mas foi enterrado em Salto, juntamente com outros familiares, inclusive o filho (José Aguirre) falecido em 1938 aos sete anos de idade, vitima de edema pulmonar.
Oswaldo de Souza Aguirre, é nome de rua nesta cidade, mais precisamente no Jardim Maria José.
Como curiosidade em nossas pesquisas deparamos com um homônimo do nosso patrono, trata-se de Osvaldo Aguirre, escritor, nascido em Colón, Argentina, e que atualmente reside em Rosário, conforme informação da Biblioteca Nacional da Argentina.
Para finalizar esta síntese biográfica, reafirmo minha felicidade e tê-lo como patrono de minha Cadeira e espero fazer jus a tamanha honraria.

Caros Acadêmicos, Senhores e Senhoras
Sou natural da terra de Rafael de Oliveira e Petronilha Antunes, a cidade de Jundiaí, mas estou a 12 anos residindo em Salto, e é com muita honra e orgulho que hoje me tornei um Acadêmico da ASLe.
A cidade de Salto esteve presente em diversas fases de minha vida, como a prenunciar o futuro. No final da década de 60 foi a primeira vez que estive aqui, para participar de um encontro de jovens, um movimento ecumênico, oportunidade que apresentei uma palestra com o tema “Força Interior”. Aqui estive em outras oportunidades, para participar de atividades sociais. Em 1972 ingressei na Faculdade de Ciências e Letras N.S. Patrocínio em Itu (hoje Ceunsp), então vínhamos em alguns bailes neste mesmo local onde estamos, e que hoje abriga a Biblioteca Municipal, mas até a bem pouco tempo atrás se denominava Clube do Trabalhador.
Em 2003 a convite de um amigo empresário Sr. Álvaro Pereira, passei a trabalhar e residir nesta cidade.
Aqui refiz minha vida pessoal e literária, pois voltei a escrever, lancei livros solos, participei de inúmeras antologias, tanto nacional como internacionalmente; Atualmente participo de vários saraus, em São Paulo, Campinas, Sorocaba, Jundiaí, e outras cidades mais, fiz muitas viagens culturais por esse Brasil, e até mesmo ao exterior.
Este preâmbulo é importante, para que os meus pares conheçam um pouco mais da minha trajetória, e também como o universo conspira a nosso favor aqui em Salto. Conheci esta Academia em maio de 2014, quando participei de uma reunião na qualidade de ouvinte. O convite partiu do confrade Dr. Lazaro Piunti, devidamente aprovado pelo então Presidente o Acadêmico Antonio Oirmes Ferrari.
Em Abril deste ano participei em Campinas do VI Congresso da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, da qual sou membro efetivo, e tive a honra de ser o Orador Oficial, em meu discurso falei de sonhos, citando ARIANO SUASSUNA QUE DIZIA:
“O SONHO É QUE LEVA A GENTE PARA A FRENTE, SE A GENTE FOR SEGUIR A RAZÃO, FICA AQUIETADO, ACOMODADO”.
Hoje realizo mais um sonho.

Entretanto há que se refletir seriamente sobre o que é ser Acadêmico de uma Academia de Letras.
Vemos a proliferação de entidades literárias pelo País afora, isso é bom, entretanto é preciso estar atentos, pois existem as de bons propósitos, como esta Academia, a do Portal do Poeta Brasileiro, a Alpas 21, a Boituvense, e as que estão no mercado apenas para vender títulos literários. Caros confrades e confreiras acautelem-se quanto a estas.
A importância em ser um Acadêmico transcende ao próprio título, seja pela projeção literária, como a relevância na formação de opiniões por meio das poesias, crônicas, contos, romances. O escritor objetiva o lançamento de dúvidas através do entretenimento, fazer o leitor pensar nas linhas de seus escritos. Entretanto, não basta ostentar o título e não dar de si um pouco mais para um mundo melhor. Enquadro-me no que falo, porém tenho a consciência do “fazer”, preciso fazer. Tenho procurado doar-me um pouco mais por meio de projetos culturais.
O título de uma Academia é muito importante, tão importante que é preciso estar em constante renovação, bebericar nas fontes do saber, mergulhar nas profundezas da cultura, e submergir renascido não somente em lirismo, mas em fraternidade, com a visão macro do que seja a vivência em sociedade, mormente nos dias atuais. Propor a vida sobre a vida, propor a alegria, mas ter a consciência dos desvalidos. Propor o amor, mas saber da fria lágrima da dor que escorre por esse mundo afora. Cantar o céu e a terra, mas ter a noção da insanidade de muitos homens que governam esse planeta.
O que não consigo entender é a onipotência de certos setores da literatura, que se encastelam em quatro paredes, e somente entre si trocam conhecimentos e experiências. Não saem do casulo, não se misturam.
Entendo que o papel das entidades literárias, entre outros, é o de proporcionar projetos que estimulem as pessoas à leitura.
O poeta vivo é de carne e osso, gente como a gente, é povo! Pelas nossas Academias, imortais também somos, e estamos no meio do povo. Façamos adequado uso desse dom Divino.
Nos eventos literários, que participo principalmente os promovidos pelo Portal do Poeta Brasileiro, a paga é ver o interesse e a alegria estampados nos olhos das pessoas, o brilho da satisfação e admiração quando oferecemos a leitura de um poema, ou fragmentos de uma poesia; Assim foi na orla de Maceió, na cidade do Rio de Janeiro, no bosque dos Jequitibás em Campinas, na caminhada em torno do Lago Igapó em Londrina, em Niterói, Marataízes/ES, Cruz Alta/RS, aqui mesmo em Salto, quando do lançamento da ANLPPB em 2012, na sala anexa ao Museu de Salto.
Vejo também esse brilho nos olhinhos das crianças, no Projeto “Encontro com o Autor” em Escolas públicas de Diadema. As crianças nem acreditam estar ao lado de um escritor, porque no entender delas somos inatingíveis. Numa dessas atividades um pai veio falar-me contando que proporcionei uma das maiores alegrias ao seu filho, um menino cadeirante. Esse fato realmente emocionou-me.
O tempo é de turbulência, mas a perseverança nas boas ações há de contribuir para um mundo melhor. E nós escritores, poetas, sociedade de forma geral, estamos convidados a fazer parte dessa mudança. Não fuja do seu destino, e não negue o seu talento.
Agradeço a Deus e aos meus pais, que embora não refinadamente letrados, sabiam muito mais que muitos ditos doutores, e foram decisivos no ensinamento da vida, e como vive-la, para hoje eu estar aqui perante os senhores e as senhoras, sendo honrado com o título de Acadêmico da Academia Saltense de Letra, cadeira 34, Patrono Oswaldo de Souza Aguirre.

Para finalizar, permita-me cara Confreira Presidente Sra. Anna Falcini Osta, apresentar um poema em homenagem a Salto, cidade que me acolheu com tanta generosidade; Aqui fiz amigos, e hoje ganho outro tanto.

ÁGUAS DE SALTO
Poema escrito em 24/01/2015
Andrade Jorge
Lendas, encantos e poesia
na antiga Salto do Ytu, anoiteceu
e às margens do Ytu Guaçu
a prosperidade amanheceu.

Território particular
Salto do Ytu, povoado
na Capela de N.S. do Monte Serrat, vamos rezar,
o tempo passou, e o rei perdeu o reinado.

Corta Ytu, viva Salto independente,
O rio que te serpenteia, cachoeira encantada, é nosso tesouro
terra do algodão, açúcar, café, aguardente,
Tietê caminho do ouro.

O progresso se consolida,
chegou a máquina de ferro, ferrovia,
nas tecelagens Júpiter e Fortuna muita lida,
também na fabrica de meia ou papel, fartura havia.

O tempo passa, na saudade mergulhei
Rio Tietê onde saltei, nadei, fui feliz
no ontem me refugiei,
porque hoje a água corre infeliz

Salta cascata, salto cativante, salto dos amores,
lembrança do passado, lágrima atual
índios, bandeirantes, trabalhadores
fizeram de ti um poema imortal.



Salto 12 de setembro de 2015
Biblioteca Municipal de Salto

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login.
28/03/2018 01:12:42
O que eu posso dizer com palavras???? Obrigado Grande Autor por sua generosidade em compartilhar seus textos mágicos com nossos leitores. Eu sou seu fã como milhares que visitam o site diariamente. Esse discurso representa um momento importante de sua vida. Obrigado por compartilhar, nos presentear. Parabéns amado Autor.
Comentado por: CLÁUDIO JOAQUIM DOS SANTOS BRAGAData Cadastro: 28/03/2018 01:12:42

Mais textos de ANDRADE JORGE:
"X" Autor(a):
"X" (poesia reflexão) Autor(a):
A CHUVA Autor(a):
A FÉ COMO ELA NÃO É Autor(a):
A FÉ COMO ELA NÃO É Autor(a):
A MULHER DO BARBEIRO (conto) Autor(a):
A MULHER QUANDO AMA Autor(a):
A PAZ Autor(a):
A TÁBUA (lição de vida) Autor(a):
ACADÊMICO ANDRADE JORGE Autor(a):
ACASO Autor(a):
ACQUA Autor(a):
ACQUA (poesia traduzida para o idioma Italiano) Autor(a):
ADEMILDE Autor(a):
ÁGUAS DE SALTO Autor(a):
AMANHÃ Autor(a):
AMANTES Autor(a):
AMANTES Autor(a):
AMAR Autor(a):
AMIGA Autor(a):
AMIGA Autor(a):
ANGELICAL E DEMONÍACO Autor(a):
ANJOS Autor(a):
APAGÃO Autor(a):
APAGÃO (Cotidiano) Autor(a):
ARDIL Autor(a):
ASNEIRAS & BESTEIRAS (poesia amor) Autor(a):
ATCHIMMMM! (poesia infantil) Autor(a):
ATRIZ Autor(a):
ATRIZ (POESIA REFLEXÃO) Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1