Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 14842 - O SIGNIFICADO PROFUNDO DA EPOPÉIA DE GILGAMESH - ZILDO GALLO

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 541
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

O SIGNIFICADO PROFUNDO DA EPOPÉIA DE GILGAMESH

Neste artigo reporto-me à primeira epopeia registrada por escrito pela humanidade, onde já aparecem relatos que comporão muitos anos depois o Antigo Testamento da Bíblia, livro sagrado de judeus e cristãos. Só tenho o fito de extrair ensinamentos universais dessa obra. Trata-se do poema épico sobre as aventuras Gilgamesh, rei semilendário de Uruk, na Mesopotâmia. As aventuras aconteceram há vários milênios, na primeira metade do terceiro milênio a.C. Fábio Konder Comparato (2006, pp. 689-691), em Ética: Direito, Moral e Religião no Mundo Moderno, faz uma leitura no mínimo interessante sobre essa obra, com o objetivo de se aproximar do entendimento sobre o verdadeiro sentido da vida humana, uma questão ética fundamental. Serão relatadas, a seguir, bem resumidamente, a lenda e a interpretação de Comparato a seu respeito.

Gilgamesh era um rei absolutista, que utilizava todos os homens jovens como mão de obra em construções faraônicas e como soldados em batalhas intermináveis. Também utilizava todas as mulheres jovens para satisfazer seus desejos pessoais. Tal situação revoltava os habitantes e, acolhendo as suas queixas, a deusa Aruru resolveu criar com barro um antagonista para enfrentar Gilgamesh. Assim nasceu Enkidu, que vivia como selvagem no meio dos animais da floresta.

Ao saber da existência de Enkidu, Gilgamesh decide atraí-lo para a cidade, utilizando os serviços de uma sedutora cortesã. Depois de sete noites e seis dias mantendo relações amorosas com a enviada de Gilgamesh, o selvagem foi domesticado e convencido por ela a se estabelecer no meio urbano.

Quando chegou a Uruk e foi apresentado a Gilgamesh, Enkidu ficou indignado ao vê-lo procurar manter relações sexuais com uma noiva de um cidadão de Uruk logo após a cerimônia de casamento. Então, os dois iniciaram um violento combate que estremeceu toda a vizinhança. Após a longa luta os dois se reconciliaram e tornaram-se grandes amigos. Tempos depois ambos decidiram fazer uma expedição à floresta dos cedros (atual Líbano), para eliminar o monstro Humbaba. Além desse feito, ainda mataram alguns leões e, voltando para Uruk, mataram o touro celeste, uma heresia...

Por ter ofendido a deusa Ishtar, Enkidu morre, o que faz Gilgamesh lembrar da sua mera condição de mortal. Assustado pela perspectiva da morte, ele faz uma longa viagem para encontrar Utanapishti, que, após sobreviver ao dilúvio, tornou-se imortal. No meio do caminho a bondosa deusa Siduri o adverte de que jamais será um imortal, condição reservada apenas aos deuses. Em lugar de procurar a imortalidade, diz a deusa a Gilgamesh que ele apenas deveria voltar à cidade, desfrutar dos pequenos prazeres da vida, cuidar carinhosamente de sua mãe e buscar ser feliz com sua esposa.

Apesar da advertência, Gilgamesh decide continuar e acaba encontrando Utanapishti. Este também lhe adverte, dizendo que seu desejo de se tornar imortal é insensato. Então, Gilgamesh pergunta por que só ele, Utanapishti, entre todos os humanos, tornou-se imortal. Então, Utanapishti conta detalhadamente a história do dilúvio. Foi assim: o deus Enlil decidiu, em sua fúria, destruir a humanidade. Utanapishti foi avisado em sonhos pelo deus Ea sobre a catástrofe e recebeu instruções para construir um barco para si e sua família, capaz de abrigar também artesãos e técnicos de todo tipo, bem como exemplares de cada uma das espécies de animais. Cessado o dilúvio, Enlil caiu em arrependimento e, para compensar, concedeu vida eterna a Utanapishti e sua esposa.

Após ouvir essa história, Gilgamesh decidiu voltar para Uruk, convencido de que, como os homens não podem desejar a imortalidade, a sabedoria consiste apenas em procurar o que está verdadeiramente ao seu alcance: uma vida alegre e pacífica entre os seus.

Para Comparato (2006, p. 691), a grande lição que se deve tirar dessa antiga lenda é que a convivência pacífica de povos e indivíduos, ainda que destinados todos a desaparecer um dia, é preferível à insensata busca pela imortalidade. Conforme Comparato, para os seres humanos, viver não é só um existir biológico, pois o verdadeiro sentido das nossas vidas está na convivência harmoniosa entre todos, sem exceções.

Referência
COMPARATO, Fábio Konder. Ética, direito, moral e religião no mundo moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de ZILDO GALLO:
(RE)(IN)VOLUÇÃO: grandes almas Autor(a):
A árvore de beija-flores, o sabiá distraído, o gavião certeiro e o gambá do meu condomínio Autor(a):
A conversão de São Francisco: uma loucura divina Autor(a):
A empresa do futuro e a produção de valores sustentáveis: ou vai ou racha! Autor(a):
A FOME E O PAPEL Autor(a):
A guerra pela água: Grande São Paulo versus Região de Campinas (2015) Autor(a):
A HORA DA AVE MARIA Autor(a):
A HUMANIDADE ASSOMBRADA Autor(a):
A INCRÍVEL SAGA DO PEIXE BOTINA Autor(a):
A LUA E O MAR Autor(a):
A mamadeira de manga e o coquinho da macaúba Autor(a):
A MENINA QUE PASSAVA Autor(a):
A moralidade do mercado ou para quem o crime compensa Autor(a):
A origem mítica do nome da cidade de Atenas (Grécia): um tributo à agricultura Autor(a):
A OUTRA GUERRA Autor(a):
A POESIA (o poeta e sua sina) Autor(a):
A POESIA (o poeta e sua sina) Autor(a):
A PROCURA DO POETA Autor(a):
A riqueza e a diversidade: uma discussão sobre o valor das floresta na economia de mercado Autor(a):
A sonda New Horizons, o rebaixamento de Plutão, o rapto de Perséfone e o Tarô Mitológico Autor(a):
AFETOS ABORTADOS Autor(a):
AFIRMAÇÃO (Smithiana mão invisível) Autor(a):
ÁGUA PARA TODOS Autor(a):
ÁGUA: UM POEMA À CONSCIÊNCIA Autor(a):
ÁGUAS DE OUTUBRO (via crucis) Autor(a):
ALÉM DAS SOMBRAS DA CAVERNA Autor(a):
ANÉIS DE SATURNO Autor(a):
ANTAGONISMOS Autor(a):
AO MINEIRINHO POETA Autor(a):
ÁRVORE SECA Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1