Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 14836 - O AUTORRETRATO PROFISSIONAL E AS ORELHAS DO MEU LIVRO - ZILDO GALLO

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 640
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

O AUTORRETRATO PROFISSIONAL E AS ORELHAS DO MEU LIVRO

Para os que ainda não me conhecem, este sou eu numa foto tirada por um fotografo indiano no município de Rishikesh, no Estado de Uttarakhand, no norte da Índia, às margens do rio Ganges, no sopé do Himalaia. Ela foi publicada numa das orelhas da capa do meu livro Ethos, a Grande Morada Humana: Economia, Ecologia e Ética (2007). Hoje, 2018, estou onze anos mais velho, avançando na casa dos 60 anos de idade, mas não mudei muito, acredito... Bem... hoje, a barba está mais branca.

Na outra orelha do livro eu bati um retrato resumido (é possível resumir um retrato?) sobre o que penso sobre a economia e a natureza, um fotografia cada vez mais difícil de ser observada no mundo real, diante da trajetória destrutiva da humanidade. Contudo, pelo menos no campo utópico, esta fotografia necessita materializar-se, para que o ser humano não caminhe rumo a uma situação de barbárie. Eis o conteúdo da orelha:

Economia, Ecologia e Ética

Zildo Gallo

É cada vez mais necessária e urgente a construção de uma ética planetária. É preciso fundar um novo ethos para garantir doravante o convívio entre os homens e destes com a natureza.Então, a aproximação entre a ética e a economia também é cada vez mais necessária. O objetivo primordial do sistema econômico deveria ser, na sua essência, ético: o bem-estar.Como ainda tem muita pobreza no mundo, podemos concluir que, por muitos anos ainda, o crescimento da economia deve continuar necessário. Contudo, ele não pode se dar nos antigos moldes, concentrando renda e destruindo o meio ambiente.O compromisso da economia como ciência e como prática também deve ir além do exclusivo bem-estar dos homens, devendo considerar todos os demais seres que vivem na Terra. A crise ambiental que o planeta vive hoje, com consequências ainda não tão previsíveis, leva-nos a concluir que a morada humana não pode mais se limitar ao estado-nação, ela deve se estender por toda a Terra. O mundo globalizou-se e com ele os problemas. Cada questão de cada canto da Terra virou um problema de cada um de nós, que pensa, produz e consome. Hoje, como em nenhuma outra época, nossa casa global exige que estejamos sempre atentos às consequências dos nossos atos ao produzirmos e consumirmos. É disso tudo que trata este livro. Boa leitura! Campinas, outono de 2007.

Hoje, no final de 2018, por conta do descaso da sociedade humana com o meio ambiente e com as questões sociais, eu temo que a situação complicou-se e que a urgência tornou-se mais urgente. O tempo encurtou e parece que a imensa maioria das pessoas ainda não se apercebeu do imenso risco do naufrágio do Titanic chamado planeta Terra, que navega velozmente rumo ao imenso iceberg climático (efeito estufa). Para aqueles que quiserem saber mais sobre o assunto economia versus meio ambiente, eu estou sempre disponível para palestras e cursos. O meu e-mail é a minha forma de contato. Abaixo segue o meu autorretrato profissional.

ZILDO GALLO. Bacharel em Ciências Econômicas (1980) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas, Mestre (1995) e Doutor (2000) em Administração e Política de Recursos Minerais pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Foi professor da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP (1987-2006). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Araraquara – UNIARA. Tem experiência em políticas públicas, gestão de recursos hídricos, economia solidária e desenvolvimento territorial sustentável. É autor do livro Ethos, a Grande Morada Humana: Economia, Ecologia e Ética, Ottoni Editora. É co-autor dos livros: Desenvolvimento de Piracicaba: História e Perspectivas, Editora Unimep; Agroindústria Canavieira no Brasil: Evolução, Desenvolvimento e Desafios, Editora Atlas; Gestão e Negócios: Entre o Social e o Administrativo, Edições O. L. M.; Alternativas de Sustentabilidade e Desenvolvimento Regional, E-papers; Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente: os Desafios da Interdisciplinaridade, Publit. Publica regularmente em revistas especializadas em economia, meio ambiente e políticas públicas. Tese de doutorado: A Defesa da Qualidade das Águas da Bacia do Rio Piracicaba: o Papel da CETESB e de Todos Nós. Instituto de Geociências (IG) – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2000). Dissertação de mestrado: A Proteção das Águas, um Compromisso do Presente com o Futuro: o Caso da Bacia do Rio Piracicaba. Instituo de Geociências (IG) – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1995).

E-mail: zildogallo@gmail.com

Blog: zildo-gallo.blogspot.com.br

Outras informações acadêmicas e publicações científicas: ver Currículo Lattes (CNPq)

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de ZILDO GALLO:
(RE)(IN)VOLUÇÃO: grandes almas Autor(a):
A árvore de beija-flores, o sabiá distraído, o gavião certeiro e o gambá do meu condomínio Autor(a):
A conversão de São Francisco: uma loucura divina Autor(a):
A empresa do futuro e a produção de valores sustentáveis: ou vai ou racha! Autor(a):
A FOME E O PAPEL Autor(a):
A guerra pela água: Grande São Paulo versus Região de Campinas (2015) Autor(a):
A HORA DA AVE MARIA Autor(a):
A HUMANIDADE ASSOMBRADA Autor(a):
A INCRÍVEL SAGA DO PEIXE BOTINA Autor(a):
A LUA E O MAR Autor(a):
A mamadeira de manga e o coquinho da macaúba Autor(a):
A MENINA QUE PASSAVA Autor(a):
A moralidade do mercado ou para quem o crime compensa Autor(a):
A origem mítica do nome da cidade de Atenas (Grécia): um tributo à agricultura Autor(a):
A OUTRA GUERRA Autor(a):
A POESIA (o poeta e sua sina) Autor(a):
A POESIA (o poeta e sua sina) Autor(a):
A PROCURA DO POETA Autor(a):
A riqueza e a diversidade: uma discussão sobre o valor das floresta na economia de mercado Autor(a):
A sonda New Horizons, o rebaixamento de Plutão, o rapto de Perséfone e o Tarô Mitológico Autor(a):
AFETOS ABORTADOS Autor(a):
AFIRMAÇÃO (Smithiana mão invisível) Autor(a):
ÁGUA PARA TODOS Autor(a):
ÁGUA: UM POEMA À CONSCIÊNCIA Autor(a):
ÁGUAS DE OUTUBRO (via crucis) Autor(a):
ALÉM DAS SOMBRAS DA CAVERNA Autor(a):
ANÉIS DE SATURNO Autor(a):
ANTAGONISMOS Autor(a):
AO MINEIRINHO POETA Autor(a):
ÁRVORE SECA Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1