Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 14643 - CENA de RUA: livro de imagens - TÂNIA DU BOIS

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 674
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

CENA de RUA: livro de imagens

CENA de RUA: livro de imagens
por Tânia Du Bois

Cena de Rua é o livro infantil de Ângela Lago, de 1994. Sua execução foi pela simpatia para com os meninos de rua. É livro de imagens, não há propriamente uma história. A criança cria a sua história do que está vendo, de acordo com a sua experiência de vida e através da sua criatividade.
Cena de Rua é triste (ou não?), mas real! Ou simplesmente são coincidências da vida? Ou são cenas do cotidiano como a do menino vendendo frutas no trânsito. O cachorro no carro late para o menino, enquanto outro motorista rouba a fruta. A vovó que ali passa, com medo do menino, protege a sua bolsa. O menino triste e só, através da vidraça, admira uma mãe que dá carinho para o filho. O menino cansado senta na rua e come a fruta que divide com o cachorro, que também está sozinho. Ainda com fome, rouba um pacote de dentro de um carro, sai correndo e, ao abrir o pacote, encontra frutas. Sacia a sua fome e volta ao trânsito para vender as restantes. E assim a sua vida retorna novamente às ruas. Nas palavras de Pedro Du Bois, “... o nada se descortina como cena / muda e vazia / de esperanças.” (Pedro Du Bois)

Cena de Rua é literatura infantil que mostra a realidade em que vivemos, através da arte. Pintar também é escrever, como nas palavras de P. M. Bardi, ”Um pintor de talento, também é um escritor”.
Com sensibilidade podemos “ler” o livro e reconhecer o quanto a criança está sozinha; até Júlia, de 5 anos, reconheceu a Cena de Rua e logo montou a sua história para ajudar o menino. Então, em cada sinaleira em que hoje paramos, Júlia diz: “O menino não tem casa, nem dinheiro. Coitadinho! Ele está trabalhando como o menino da história”
Cena de Rua tem a escuridão como pano de fundo, ressaltada em cores fortes e pinceladas corajosas. É diferente e interessante, porque a criança conta o que vê dentro do seu coração e da sua realidade. A parte mais bonita é a da revelação, onde crianças impressionadas e emocionadas com as imagens podem acrescentar uma história para Cena de Rua, criando seus próprios livros.
A autora Ângela Lago dá oportunidade para as crianças se manifestarem de maneira lúdica e de preservação da tradição oral, garantindo assim o desenvolvimento e o entendimento da nossa vida. Também, mostra que o mundo que a rodeia nem sempre é alegre. . Imagens que falam por si, sem textos, estimulando a consciência do leitor e fazendo com que a imaginação se complete numa história a ser contada. Era uma vez...

“... As frutas sem morte / não as comemos. / Essas / que uma outra fome,
clara, segura. / Essas / suspensas lá onde o silêncio, / não bem como
uma árvore de vidro, / frutifica. // ... O silêncio sustenta caules /
em que o perigo gorjeia. // ... Alto abandono / em que os frutos
alvorecem, / e rompem!” (Ferreira Gullar)

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de TÂNIA DU BOIS:
100 ANOS?!?! Autor(a):
A arte da Escolha Autor(a):
A arte da SIMPLIFICAÇÃO e a beleza da SIMPLICIDADE Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A BUSCA da BELEZA Autor(a):
A BUSCA pela BELEZA Autor(a):
A CARTA Autor(a):
A casa Autor(a):
A CIDADE Autor(a):
A COR do INVISÍVEL ( II ) Autor(a):
A COR do INVISÍVEL (I) Autor(a):
A EXCEÇÃO Autor(a):
A IMAGINAÇÃO É SUFICIENTE PARA DESCREVER O MUNDO? Autor(a):
A INTENÇÃO E O FEITO Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
ABRAÇO Autor(a):
AFETIVIDADE e EFETIVIDADE: torna real a relação? Autor(a):
AGONIA Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
AMAR Autor(a):
AMORES versus HORAS Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ARROGÂNCIA ou IGNORÂNCIA Autor(a):
ARTE: Discussão Literária Autor(a):
ARTE: VOCAÇÃO E PAIXÃO Autor(a):
AS APARÊNCIAS ENGANAM Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1