Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 14848 - MONTANHA DE INCOMPREENSÕES - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1025
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

MONTANHA DE INCOMPREENSÕES

A eterna guerra entre os povos continua e até quando! Quando terminar o fanatismo? E quando chegará ao fim? Indagamos todos porque é tudo isso inexplicável.

Por que tanta incompreensão! ? Por que tanta desavença? Por quê?

Os erros humanos ocorridos através dos tempos se avolumam e hoje a humanidade colhe desavenças e instantes violentos e de conflitos.

Há que se buscar a conciliação, o equilíbrio, a paz.

A incompreensão faz com que os homens se percam no labirinto das misérias humanas.

Devemos buscar a edificação de um mundo melhor e não a sua destruição por meio de guerras.

Pareceria que as pessoas estão cansadas de viver neste planeta, a julgar pela frequência desses conflitos bélicos e investidas que destroem as reservas vegetais e a fauna, em uma busca insana pelo extermínio, a fim de renascer em outro. Seria isso possível? Claro que não.

Até que ponto chegou a incompreensão dos humanos!?

A compreensão há de se alcançar pelo conhecimento, pois a luz ao dissipar a sombra permite que as soluções aos conflitos e desavenças se encontrem e o sofrimento desapareça.

A busca do bem-estar social, tão almejada pelas comunidades mundiais, parte do equilíbrio que se deve estabelecer de compreensão entre o indivíduo e a sociedade da que faz parte. Entretanto, esse individualismo não poderá estar eivado de egoísmo, mas superado, a fim de propiciar o encontro saudável e conciliatório com o coletivismo. Há de se buscar, portanto, a solução do problema social não mais em movimentos coletivos e de massa, porém em atitudes de superação individual, uma vez que o coletivo é formado pelos indivíduos que o formam.

Como conciliar, então pontos de vista antagônicos ou que estão em litígio em virtude da incompreensão?

Esses embates entre os povos não seriam causados também pelo desconhecimento dos princípios que definem o conteúdo da existência humana?

O que fazer para evitar essas lutas estéreis, ideológicas e políticas que atualmente as comunidades do mundo vivem e experimentam?

Procura-se semear a discórdia e a confusão que conduzem a incompreensões de toda ordem e para que se ponha um fim nisso se apela à violência, pegando em armas, como se não houvesse outra forma de restabelecer a paz a não ser por intermédio de atitudes bélicas e de destruição, recorrendo-se a atentados a bomba, num clima de terror e desalento que nos atinge a todos nesse mundo globalizado e que a cada instante mergulha num mar de desespero e sofrimento.

Diante desse estado de instabilidade social clama-se por uma evolução dos povos em direção a uma reconstrução do estado humano.

Cada intee das comunidades que integram os diversos povos que povoam este nosso Planeta aspira contribuir à edificação de um mundo melhor. Para isso, pensamos que esse sonho se converterá numa realidade quando todos nós, individualmente, nos convençamos de que há de se buscar a superação de nossas deficiências e debilidades, fortalecendo os nossos valores, para que nos coloquemos em condições de fazer um culto altruísta à humanidade, culto que há de se transformar em compreensão dos problemas e necessidades mútuas, em todas as ordens da vida.

Esse altruísmo, traduzido em generosidade, será capaz de ampliar a vida e permitirá que as pessoas sejam mais compreensivas e felizes, porque dessa forma, não se buscará o bem em forma egoísta e utilitária, mas se almejará o bem pelo bem mesmo.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS:
A BOA-FÉ NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E NA CONDUTA DO CIDADÃO Autor(a):
A MORAL NATURAL Autor(a):
A SABEDORIA DO ANCIÃO Autor(a):
BOA CONDUTA NA VIDA Autor(a):
CHAVE DE OURO Autor(a):
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS EM VERSOS Autor(a):
DEUS Autor(a):
HISTÓRIA DE CINCO ROSAS Autor(a):
MITOLOGIA BRASILEIRA EM VERSINHOS Autor(a):
MONTANHA DE INCOMPREENSÕES Autor(a):
MULHER Autor(a):
NEM TUDO É BAIXO NO MUNDO; HÁ ALTURAS QUE PODEMOS ESCALAR Autor(a):
NOVOS CONCEITOS Autor(a):
O PENSAMENTO DE DEUS Autor(a):
O QUE NÃO SE CANSA!!!??? Autor(a):
O QUEIJO Autor(a):
OS SABORES REAIS - COMIDA MINEIRA Autor(a):
PEDIR A DEUS Autor(a):
POR QUE NÃO PAGAR A TAXA DE INCÊNDIO? Autor(a):
PREPARAR-SE PARA A VIDA Autor(a):
RELATOS: FLAES DA VIDA REAL Autor(a):
TEMPO ETERNO Autor(a):
TROVINHAS EM MINEIRÊS Autor(a):
TROVINHAS INSPIRADAS NUMA NOVA CULTURA Autor(a):
UM POUCO MAIS DE MITOLOGIA... Autor(a):
UMA GOTINHA... Autor(a):
UTOPIA ??!! Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1