Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 21595 - Só que sabe do presente é o futuro - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 600
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

Só que sabe do presente é o futuro

A Covid-19 foi o primeiro evento a alterar a vida dos humanos em escala global depois do advento das redes sociais. Depois do início da nossa escravização pela tecnologia. No presente estamos todos navegando num mesmo mar de incertezas. As verdades sempre mais cruas são borradas pelas narrativas de negações e mentiras. As fake news.

Logicamente as negações e as mentiras não foram criadas pelas redes sociais. É um fenômeno evolutivo. Diante de fatos e verdades que abalem suas crenças, os humanos se rebelam usando como armas as negações e as mentiras. Muitas vezes armas mortais.

Um exemplo clássico. O presente da Inquisição foi a condenação de Galileu Galilei. A crença na mentira de que a Terra era o centro do Sistema Solar precisava continuar. Incrível, Galileu só foi absolvido por falar a verdade já no século 20 pelo papa João Paulo II.

Por inúmeras razões, entre elas os nossos sentimentos que nos transformam em seres facilmente sugestionáveis, não seremos capazes de entender com a mínima clareza o que está acontecendo no nosso presente. Os verdadeiros vilões e mocinhos de agora só serão conhecidos daqui algumas décadas ou até séculos.

Não devemos nos culpar por não entender o nosso presente. Desde que os humanos se apossaram do planeta é assim. Só quem sabe do nosso presente é o futuro. Com o agravante de nunca sabermos com que intenção os historiadores do futuro estarão contando a nossa história. Em que fatos eles se baseiam para contar.

Podemos citar vários exemplos. As guerras mundiais. As bombas atômicas jogadas sobre cidades do Japão. No seu presente, todos esses foram eventos foram marcados por muitas interrogações e reticências. Volta e meia aparece uma nova obra esmiuçando aquele presente por uma nova ótica. Apresentando fatos ou teorias novas. Acontece o mesmo com os filmes e as séries de televisão.

Hoje quem pretende contar a história dos acontecimentos dos presentes passado sempre esbarrará na escassez de informações. Qualquer historiador confirmará isto. Às vezes, é preciso confiar nas estórias contadas que foram passando de geração em geração. A dúvida sempre permanecerá. Ficção ou verdade.

Este é um problema que no futuro que for contar e filosofar sobre o nosso presente não terá. É assustadoramente farta, a herança de material para pesquisa que a Covid-19 está deixando. Só o lixeiro terá de ser grande para caber todas as mentiras que foram espalhadas.

Não devemos nos preocupar com a maneira que somos olhados pelo presente, e sim com o que futuro falará de nós. Vilões e mocinhos só quem conhece é o futuro.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1