Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 21557 - A vacina das ideologias - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 619
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

A vacina das ideologias

Mais especificamente a partir do início do século 21, o Brasil foi deixando de ser uma nação no sentido amplo do significado da palavra. A nação não foi apenas dividida. Em algum momento começou o seu processo de desintegração. Esse processo sofreu uma aceleração espantosa com o surgimento das redes sociais.

Foi desde lá, que fomos elegendo populistas para nos governar. Foi desde lá, que confundimos esses populistas com os mitos. Desde então, nenhum desses governos teve qualquer projeto de governo. Eles são incapazes para isto. Todos esses governos eleitos pela maioria dos brasileiros tiveram e têm apenas projetos de poder. A ideia não é governar. É se perpetuar no poder.

O primeiro ato de qualquer populista eleito é dividir o seu país. A melhor maneira de conseguir o objetivo é disseminando o ódio. Se o ódio levar a violência melhor ainda. Governar então se torna fácil. Basta alimentar os seus apoiadores com belas narrativas, e desacreditar os opositores com narrativas feias. As redes sociais cuidam do resto. A imagem do mito precisa permanecer intacta. Necessário, chama-se até Deus para ajudar.

Donald Trump tentava fazer exatamente isso com os Estados Unidos. As belas narrativas. A explosão do ódio racial. O canal da desinformação. De repente, nas redes sociais brasileiras vimos desabrochar milhares de “especialistas” em política americana compartilhando as fake news que chegavam de lá. Os americanos decidiram dar um basta no populista Donald Trump pelo voto.

Na contramão, o Brasil já entrou na sua terceira década elegendo, governado e dividido por populistas. O máximo que conseguimos foi sair da esquerda rumo à direita. O modo de como se governa permanece o mesmo. Nenhum projeto de governo para o país. Apenas projeto de poder. Aas narrativas feias e as bonitas. O ódio sendo espalhado de Sul a Norte. Deus invocado para ajudar.

Quando a pandemia colocou uma máscara nos humanos, os populistas logo trataram de ridicularizar a ciência. A Covid-19 foi rebaixada a um dodói. Alguns populistas se travestiram de médicos receitando remédios para a cura. Os infectados, os mortos, tudo não passava de uma grande mentira inventada. O negacionismo provocou ecos férteis na ignorância, também explorada com perspicácia pelos populistas.

Com pompas e holofotes, neste domingo o Brasil entrou no mapa mundial da vacina contra a Covid-19. Para não ficar atrás do governador, o ministro da Saúde armou o seu palanque na segunda-feira em Guarulhos. Quem perderia uma chance dessas?

Estranho e assustador. Com a vacina o que se discute na mídia não é a ciência ou a saúde. Discute-se para quem a vacina dará vantagem na eleição de 2022. A vacina “não é do Brasil” ou dos brasileiros. É das ideologias que dividiram o Brasil.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1