Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 20487 - As teorias do charuto - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 803
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

As teorias do charuto

Mesmo sem ser absoluta, uma das poucas certezas sobre o charuto misterioso é a de que se trata do primeiro visitante espacial vindo de fora do Sistema Solar. A explicação está na sua velocidade, 87,3 km/s. Outro indicativo que não liga o charuto com a gravidade no nosso sistema é a sua excentricidade. Alguns sugerem que este visitante galáctico esteja viajando pela Via-Láctea sem destino há bilhões de anos.

Descoberto em outubro de 2017 por Robert Veryk, depois do batismo astronômico, foi rebatizado pelo idioma havaiano de “Oumuamua”. Significa o “mensageiro de muito longe que chega primeiro”. Com 400 metros de comprimento e 40 metros de largura, o “Oumuamua” tem a forma cilíndrica que lembra um charuto e tem cor avermelhada.

Classificado como cometa e na sequência asteroide, desde a descoberta o “Oumuamua” tem intrigado a comunidade cientifica. Foi o assunto de muitos artigos publicados em revisas especializadas. Sempre estão surgindo novas teorias para explicar além da origem o que seria o tal viajante que chegou aqui primeiro. Com a ajuda da Internet, resumos desses artigos chegam a leigos como eu. Amantes dos mistérios do Universo.

Todos os objetos que adentram o Sistema Solar aceleram suas velocidades com base nas leis conhecidas da física. Então não é de se espantar quando um objeto desconhecido surge desobedecendo tais leis. Quando isto foi divulgado, a procura pelo “Oumuamua” disparou. O Google registrou um aumento de 1,550%. Por 24 horas foi um dos cinco assuntos mais pesquisados.

Como o “Oumuamua” desobedecia nossas leis da física? Ele parecia ter aceleração própria. Podia controlar a sua velocidade. Logo surgiram artigos sugerindo teorias tratado ser o objeto uma nave alienígena. A revista “Astrophysical Journal Letters publicou um estudo dos astrônomos Shmuel Bialy e Abraham Loeb. Eles compararam o charuto com sonda japonesa “Ikaros”. Lançada em 2010 rumo a Vênus, “Ikaros” é a primeira sonda interplanetária humana impulsionada por uma vela solar.

Um artigo escrito por Ronaldo Lemos na Folha de São Paulo sobre o mesmo estudo tem como título: “O primeiro contato já ocorreu”? Neste Loeb aparece rebatendo a teoria de que o objeto seria composto de hidrogênio sólido. Próximo do Sol, o “Oumuamua” foi impulsionado pela evaporação do hidrogênio. Loeb diz que hidrogênio supõe ter uma cauda. O charuto não tinha. Nem teria sobrevivido viajando longas distâncias.

A mesma revista traz outra teoria. O “Oumuamua” seria parte de um cometa maior fora do Sistema Solar que se desprendeu do seu núcleo. Nada de artefato alienígena. Apenas rocha e poeira cósmica. Jane Luu, astrônoma da Universidade de Oslo diz que veremos muitos outros mensageiros de muito longe “chegando depois” passeando pelo Sistema Solar. Antes disso, creio chegarão novas teorias sobre este charuto.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1