Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 19377 - O Brasil da Gripe espanhola - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 974
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

O Brasil da Gripe espanhola

No momento em que o Coronavírus se alastra fazendo vítimas em todos os continentes. Em que se criam fake news sobre a doença para todos os gostos inclusive apontando os culpados, vamos voltar no tempo até 1918. Ao Brasil da Gripe espanhola que os números dizem, matou de 50 a 100 milhões de pessoas em todo o mundo.

Para escrever minha crônica semanal, vou me valer novamente de uma reportagem do “TAB” desta vez sobre sociedade do UOL. Seu título é: “São Paulo já parou antes: Gripe espanhola teve saques e cemitério 24 horas. Calcula-se que na capital paulista houve 350 mil casos, dois terços da população na época. Oficialmente foram 5.331 mortes causadas pela gripe.

Mas não foi apenas São Paulo. A historiadora Christiane Maria Cruz de Souza, doutora em História das Ciências da Saúde e autora do livro “A Gripe Espanhola na Bahia” da Editora Fiocruz, conta que muita gente adoeceu nas grandes e pequenas cidades. Em alguns lugares não havia quem cuidasse dos infectados.

Uma edição do jornal carioca da época Gazeta de Notícias estampava na primeira página manchetes como: “O Rio é um vasto Hospital”, “Socorro”, “A invasão da influenza espanhola”, “O povo sofre os horrores da exploração” e “A desídia (preguiça) do governo”.

A Gripe espanhola chegou ao Brasil trazida pelos passageiros a bordo do navio Demerara, que partiu de Liverpool na Inglaterra em 14 de setembro de 1918. Fez escalas em Lisboa e, já no Brasil, em Recife e Salvador, aportando depois na então capital do país.

De volta a historiadora Souza, ela conta tratava-se os sintomas: dor de cabeça, febre e coriza. Continua contando, na corrida pela descoberta de uma vacina, muitos médicos pegavam muco de pacientes infectados e inoculavam em si mesmos. Houve médicos que morreram realizando esse procedimento.

As orientações e conselhos eram simulares aos atuais. Lavar as mãos, evitar aglomerações, estar em locais arejados, evitar apertos de mãos e abraços. Também era preciso evitar o pânico. Os médicos diziam que o pânico baixava a imunidade e deixava a pessoa mais suscetível à gripe. Um jornal da época colocou em manchete: “A desordem dos espíritos causa a desordem das coisas”.

A caipirinha um remédio? Numa das versões sobre a invenção da caipirinha difundida pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), a bebida foi criada no interior de São Paulo como remédio para os doentes da gripe. Uma adaptação do xarope feito com limão, alho e mel. Dizia-se que o acréscimo do álcool “acelerava o processo terapêutico”. Depois o alho e o mel foram substituídos pelo açúcar. Nascia a bebida mundialmente conhecida.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1