Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 19172 - O que sabemos sobre nós? - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1046
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

O que sabemos sobre nós?

Sempre gosto de pensar e escrever sobre a raça da qual pertenço. Os humanos, que em um momento da evolução passaram a sentir-se superiores. Yuval Noah Harari diz que para esse momento chegar, foi essencial os humanos acreditarem que o seu corpo era habitado por uma alma ou um espírito.

O que sabemos sobre nós? Se você ainda não se fez essa pergunta está perdendo um tempo precioso. Ela deveria ser tipo uma oração diária. Uma curiosidade boa. Questões sobre de onde viemos, quem somos e para onde vamos, deveriam estar no capítulo mais importante da nossa existência.

É fato. Nenhuma alma ou espírito poderia entrar dentro do corpo humano, sem que uma crença também fosse criada. Sem uma crença essa alma não conseguiria sobreviver. Mesmo que todas as crenças partam de um mesmo princípio, elas se espalham nas mais diversas ramificações.

Todas têm os seus livros sagrados. Que seriam as palavras e os ensinamentos de um ser criador e superior. Todos esses livros descartam a evolução. Todos enfatizam que somos criaturas divinas criadas por esse ser superior. Todos oferecem recompensas para os bons e castigos para os maus.

Para garantir as amarras da fé, as crenças ensinam que estamos aqui só de passagem. O melhor chegará para os bons após a nossa morte. Um paraíso todinho para nós. Alguns são iludidos com setenta virgens à sua espera. Agora, coitado de você que praticar o mal. A mente humana não tem limites para imaginar o purgatório e o inferno.

A ciência também não conseguiu responder nenhuma das três perguntas. A grande diferença entre ciência e crença, é que a todo momento a ciência permite contestação. O que se sabe de uma teoria cientifica hoje, amanhã pode estar totalmente errada. A ciência não se importa se for preciso dar um passo atrás.

A ciência não escreve livros sagrados. Desde o início seus enunciados são todos teóricos. Nunca a crença obrigou a ciência dizer que estava errada. O inverso já ocorreu inúmeras vezes e continuará acontecendo.

Não é possível imaginar a ciência iniciando uma caça às bruxas. Nem assando carne humana nas fogueiras da Inquisição. Sempre que a fé é posta em xeque, a ciência entra em cena para equilibrar a balança da humanidade no planeta Terra. A História narra isto de maneira clara.

Se houver a possibilidade de encontrar respostas para as três perguntas, elas chegarão pelas mãos da ciência. Desde o princípio, a crença tem demonstrado capacidade de extinguir a humanidade muito antes da hora.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1