Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 18696 - Um planeta desconhecido - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1291
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

Um planeta desconhecido

Foi a inteligência quem fez os humanos se sentirem uma raça superior. Ela também é a responsável por nosso quase completo desconhecimento do lugar que habitamos. À medida que fomos nos aprisionando nas selvas de concreto, passamos a acreditar ser apenas nós e nossos animais de estimação.

Quanto mais somos aparelhados pela tecnologia, mais essa crença cresce. Perdemos a noção daquilo que nos rodeia. As selvas. Os mares. Os rios. Os desertos, Os polos gelados. As cordilheiras que se escondem nas nuvens. A vida intensa que nasce, vive e morre nesses lugares. É fato. Nem sabemos exatamente o que estamos destruindo.

Além de desconhecido pela raça humana, o planeta Terra é um lugar perigoso. Num piscar de olhos a morte pode chegar causada por um terremoto. Pela erupção de um vulcão. Pelas ondas de um tsunami. Nenhuma inteligência é capaz de evitar tais tragédias. E nós os humanos seremos os responsáveis por causar outras tantas.

Sim! A Terra é um lugar perigoso. Entretanto, o friozinho na barriga que sentimos ao nos darmos conta de que o nosso planeta é fascinante não tem preço. Devemos agradecer por esse friozinho gostoso os canais de TV que exibem documentários mostrando lugares fora das selvas de concreto. Os homens e mulheres que viajam para filmá-los.

O que os habitantes das selvas de concreto veem olhando para o céu a noite? Então, que privilégio é ver as tomadas gravadas das noites límpidas e estreladas nas selvas africanas. Ver o predador e a presa lutando não apenas pela sobrevivência. Precisam batalhar também contra o predador inteligente para escapar da extinção. A disputa por território. As migrações para fugir das secas. Nós somos a raça superior, mas são os grous que migram voando a oito mil metros de altura sobre as montanhas do Himalaia.

Sem um calendário, já está ficando difícil destingir as estações do ano nas selvas de concreto. Nos lugares onde a civilização ainda não chegou principalmente próximos aos polos, as primaveras e os curtos verões exibem todo o seu esplendor. Uma explosão magnífica de cores, antes de serem substituídos pelos escuros outonos e invernos. É nos polos que as consequências das mudanças climáticas se mostram mais assustadoras.

Claro que os documentários não esquecem os mares. A exuberância da vida marinha é de tirar o fôlego. Eles foram o berçário da vida no planeta. Neles nadam graciosos os maiores seres vivos que conhecemos. As baleias. De novo pelas mãos dos predadores inteligentes os mares adoeceram. Antes de morrerem provocarão tragédias que matarão milhares desses predadores.

A nossa inteligência não impede de sermos o elo mais fraco do planeta. Nem nos garante exclusividade. Nossa crença de raça superior é enganadora.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1