Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 14597 - Os muros de São gonçalo - RJ. - JUAREZ VELÁSQUEZ DE MELLO CARVALHO

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1088
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

Os muros de São gonçalo - RJ.

Vim morar em São Gonçalo, com quatro anos de idade, já se passaram cinquenta e um com a velocidade de uma estrela cadente. A cidade cresceu tanto que os terrenos vazios repletos de pés de laranja quase não existem mais. Os vizinhos foram levantando muros e separando as casas que antes se mostravam a qualquer visitante. O progresso trouxe tanta gente de outros lugares, mas nem todos, com boas intenções no coração.
Sempre reparei nos cacos de vidro e arames farpados encimando nos muros. Que triste espetáculo! Para terem segurança, as pessoas fazem verdadeiras armadilhas em seus muros, guardando assim seus pequenos castelos. Sem perceberem estão se enjaulado como em um zoológico. Corta-me o coração ver tais cenas. Lembro que visitando meu colega de faculdade, Rubem Mauro, em Miracema-RJ, na cidade as casas ficavam com as portas abertas. Mas já faz uns trinta anos, hoje não sei como está à bela Miracema, e não vi mais meu colega desde então. Ontem fiquei triste, vindo do Colubandê no ônibus dez, ao passar por uma das ruas principais do Alcântara, vi em uma das igrejas, entre as várias que existem na rua, seus muros coroados de cercas elétricas. E pensei, que triste, parece que seus dirigentes não têm mais fé no homem ou será que não tem fé na proteção divina? É triste saber que hoje em dia existam pessoas capazes de assaltar a casa de Deus. E que, seus filhos, precisem erguer proteção contra os próprios irmãos que não respeitam a morada divina.
Ao saltar perto da Getec, uma indústria existente no bairro Trindade, vi uma casa com seus muros cobertos ramos e folhas de maracujás. Um muro verdejante, exuberante nos cipós e nas folhagens. Apesar de quase totalmente coberto, percebe-se, que estão desabrochando as flores. Imaginem as flores dos maracujás, tão singulares, diferentes da maioria das outras flores. Logo surgirão os maracujás, e enfeitarão os muros, primeiro pequenos, depois irão crescendo, passando do verde esmeralda, para o amarelo dos topázios imperiais, ai sim estará pronto para serem consumidos. Fico pensando nas crianças, ao verem as frutas, penduradas no muro. Será que o vizinho deixará que as pessoas também saboreiem seus frutos? E o perfume que o maracujá exala, é tão gostoso, que hoje em dia existem perfumes e sabonetes de maracujá. Que bom ver que ainda existem pessoas que não armam seus muros, que ainda deixam os maracujás, para as crianças e para os passarinhos. Que bom que ainda existem frutas nos muros de São Gonçalo-RJ.

Autor: Juarez Velásquez
18/11/2018.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de JUAREZ VELÁSQUEZ DE MELLO CARVALHO:
A esperança Autor(a):
A Poesia Autor(a):
Ainda agora Autor(a):
Balas Perdidas Autor(a):
Dona Democracia Autor(a):
Juízes Autor(a):
Medalha Fields Autor(a):
Notre-dame em Chamas Autor(a):
Os Marimbondos de São Gonçalo Autor(a):
Os muros de São gonçalo - RJ. Autor(a):
Pindorama Autor(a):
Quinta da Boa Vista Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1