Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 9778 - a atitude de ser mãe - TATI CALDEIRA

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1119
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

a atitude de ser mãe

Estava aqui pensando sobre o significado da palavra MATERNIDADE e resolvi escrever.
Falando claro, da minha própria experiência, mãe de um rapazinho de quase 15 anos, digo quase, porque daqui à poucos dias, meu Lucas completa 15 anos e é tão bonito ver um filho florescer prá vida, é de uma gratificação tão grande, que todas as palavras que eu usar, não irão transmitir, o sentimento de agradecimento à Deus que tenho todos os dias da minha vida.
Desde que soube que estava grávida, uma gravidez não planejada (porém muito desejada), eu soube que eu nasci para ser mãe.
É um senso de responsabilidade e cuidado que só uma mãe consegue alcançar, sendo biológica ou não, porque ser mãe não se denomina apenas pelo ato de parir, ser mãe, é simplesmente um amor de Deus que nos preenche a alma.
Infelizmente, tenho assistido algumas mãe jogaram essa dádiva na lata do lixo, e o pior, sem a menor culpa, não me refiro à aquelas que por um motivo de força maior, precisam morar longe de seus filhos, porque para vê-los sendo alimentados e cuidados, algumas mães precisam abdicar de seu contato próximo e diário com eles, precisam trabalhar e muitas vezes não tem com quem deixar suas crianças e outras pelo fator financeiro, precisam fazer essa “escolha” também, sentindo assim a dor da separação obrigatória, deixando com algum parente ou com alguém que possa cuidar da maneira certa, isso até que as coisas se resolvam, ser mãe requer coragem e muita generosidade até prá saber que as vezes é preciso estar longe, para que eles tenham uma vida melhor, sem dúvida nenhuma deve ser a pior das decisões.
Quando disse que tenho assistido algumas mãe jogarem essa dádiva na lata do lixo, sem a menor culpa, mencionei, aquelas que abrem mão de serem mães, ou para viverem com alguém, ou simplesmente porque “descobriram” ao longo do caminho que não nasceram prá tamanha atitude, é, porque ser mãe é ter sim atitude, toda a criança precisa de muito amor e amor, não é só uma questão de sentimento, também é questão de saber amar e isso requer coragem, porque nunca ouvi falar que é fácil ser mãe, fácil é pôr no mundo, difícil é muitas vezes termos que abdicar de nós mesmas por eles, coisa da qual não me arrependo nenhum um pouco.
O que me deixa triste e até assustada é já ter visto algumas mães, largarem seus filhos sem nenhuma crise de consciência, algumas até só para sentirem-se livres para sair sem ter hora prá voltar, dormir até a hora que bem entenderem, e para quê? Para um futuro de arrependimento, claro, se tiverem uma coisinha chamada consciência, o que me parece que falta em algumas cabeças.
Tenho muito orgulho do filho que tenho e da mãe que me tornei ao longo dos anos, porque não sou perfeita, longe de ser, mas pratiquei valores a mim muito valiosos, durante esses 15 anos do Lucas, e isso só me tornou um ser humano melhor, mais rico de generosidade.
Ser mãe é a vitória mais prazerosa que posso sentir a cada dia, sinto isso a cada olhar trocado com meu filho, a cada conversa, a cada abraço, a cada gesto.
Estou presenciando uma das situações mais lindas da vida, senão a mais, que é o crescimento de um filho, alguém que senti crescendo no meu ventre, vi abrir os olhos pela primeira vez, vi o primeiro sorriso, ouvi o primeiro choro, as primeiras palavras.
Hoje vejo aquele rapaz, que já tenho que posicionar a minha cabeça prá cima, pois já esta maior do que eu, que me protege quando me acompanha nos lugares, que me confidencia seus segredos, que me acolhe quando tudo parece triste.
É nessa força da maternidade que me ergo muitas vezes, porque sei, que ele ainda precisa muito de mim, e eu dele, e isso me parece eterno.

Fui apenas filha, há alguns anos sou mãe também, e isso me enche de uma coragem que tem o nome de Lucas, uma coragem que tem o nome de amor.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login.
30/07/2018 10:26:36
LINDO E EMOCIONANTE TEXTO, PARABÉNS!
Comentado por: THALYA SANTOSData Cadastro: 30/07/2018 10:26:36

Mais textos de TATI CALDEIRA:
a atitude de ser mãe Autor(a):
Embeleze sua alma Autor(a):
Estilhaços Autor(a):
universos conectados Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1