Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 7839 - UTOPIA CÓSMICA - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1827
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

UTOPIA CÓSMICA

De uns tempos para cá, a mídia vem noticiando a descoberta de planetas parecidos com o nosso orbitando outras estrelas. Com belas ilustrações, essas notícias possuem o poder da ficção. Parece que estes planetas estão ali, a um palmo dos nossos olhos. A realidade é diferente.

Eles estão muito distantes de nós. Alguns nem foram observados. Apenas se supõe que estejam lá. Se ainda não temos tecnologia para vê-los com nitidez, e deixando de lado o artifício das ilustrações, imaginem então como faríamos para chegar até eles, precisando fazê-lo digamos no próximo milênio.

Os primeiros obstáculos são a nossa limitação de velocidade, e as distâncias cósmicas. Para se ter uma ideia, as naves espaciais mais rápidas criadas até agora são as “Voyager 1 e 2”. Elas alcançam uma velocidade média de 16 km/s.

Acho que ninguém no planeta tem a noção do que seria viajar 100 km em apenas seis segundos, já que a velocidade supersônica atinge 343 m/s.

Se a velocidade das “Voyager” espanta, tem distâncias cósmicas que espantam muito mais. Basta dizer que depois de quase quarenta anos viajando, elas ainda não atingiram nem 10% da distância equivalente a um ano-luz. Sabendo que a estrela mais próxima está a 4,2 anos-luz de nós, simplificando, nem saíram do nosso quintal.

A pergunta sempre é: Chegaremos perto da ficção quanto se trata de viagens espaciais? Se a resposta for afirmativa, cabem outras três perguntas: Em quanto tempo? Será que teremos todo esse tempo. E como nosso corpo reagiria a tais velocidades?

Na série de TV, ou nos filmes “Jornadas nas Estrelas” são comuns ouvir o termo “dobra de velocidade”. Numa escala que encontrei na Wikipédia, se o capitão Kirk pedisse uma “dobra seis” a nave “USS Enterprise”, viajaria a 392 vezes a velocidade da luz. Atirando a Teoria da Relatividade no lixo.

Eu não fico extasiado com notícias extraordinárias de novos planetas que poderiam nos abrigar no futuro. Com nossas limitações e diferenças como Seres Humanos, ficaremos aqui até o fim. Por brincadeira alguém imagina palmeirenses e corintianos, católicos e crentes, ou árabes e judeus, numa mesma nave? Nunca chegariam vivos ao destino.

Prefiro pensar em quem sou eu, e por que estou aqui. Um Deus ou Darwin? Ou ainda uma terceira via teoricamente possível. Com um pouco de sorte, poderíamos ser os melhores genes salvos num tubo de ensaio, por alguma raça extraterrestre extinta.

Sem essa sorte toda, seriamos apenas descartes de alguma experiência malsucedida, que alguém para não destruir, jogou aqui por piedade. Depois deletou a rota do GPS.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1