Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 6948 - Será que é fim de mundo? I - MARIA DE LOURDES OLIVEIRA

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1057
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

Será que é fim de mundo? I

Personagens desse balaio de gato:

Patolina: A dona do emprego e do dinheiro
Patolino: Marido da dona patolina
Zumira: é a sabe de tudo.
E eu nas asas da imaginação vou narrando o fato

Se eu contasse essa história pra minha avó ela com certeza diria!

Minha filha! É o fim do mundo!
É que minha avó, que Deus a tenha, teve a grande sorte de não ouvir nem falar nos absurdos que vemos hoje.

É tanta coisa, tanta coisa, tanta coisa! que a coitadinha que não era acostumada a tanta trambicagem, se soubesse daria um passamento e morreria na hora, antes do tempo.

E um dia quando tivermos netos, o que será que eles terão para nos contar se nós já vivemos encardidos de ver tanta coisa que não dá em absolutamente nada.

Antigamente criava-se gato e gato caçava rato. Hoje em dia, rato ficou mais esperto que gato e pra mostrar pro dono que gato é gato precisa passar por uma humilhação dessas. Caçar rato com uma espingarda. Pode?

Mas a história que eu teria pra contar pra minha avó não seria essa não. Seria a história da pata pagando o pato.

A Zumira, mulherzinha metida a besta, toda cheia dos não me toques que nem tamanho tinha, não passava de um metro e meio e olhe lá!

Tirando os saltos altos de quase um palmo deveria medir 1.45 de altura ou menos. Bom, mas isso não tem importância, porque eu também não passo de um metro e meio e sempre digo que tamanho não é documento.

De vez em quando alguem me chama de baixinha e faço de conta que não vejo. Até dizem que nós temos o pavio curto, que não crescemos de ruim. Ruim no bom sentido porque a Zumira era maquiavélica. Briguenta e metida a valente era ela mesma.

Tinha uma lábia que Deus me livre! Convenceu a pata a pagar o pato, ora veja! Conversava muito bem com seu português sem faltar uma virgula e quem a visse com seu tra la la jurava de pé junto que a Zumira era o próprio retrato da honestidade em pessoa.

Estava me esquecendo de lembrar, que nessa história tem também a Dona Patolina. Nome mais feio e sem graça esse! É que Patolina vem de Pata e quem paga pato não é a pata é o pato esqueceu? Então é Patolina e não Patalina, mesmo porque nunca vi no dicionário essa palavra

Zumira e Patolina tinham uma amizade daquelas de uma almoçar na casa da outra, de tititi daqui, tititi dacolá, carne e unha.

E Patolina besta que só uma vaca velha, achava a Zumira a criatura mais honesta, mais integra, que existe na face da terra.

Pense numa mulher honesta! Pensou? Era ela. A Zumira.

Pois a Zumira soube espalhar tão bem a sua candura e honestidade, que eu já cheguei até a ver com esses olhos que um dia a terra há de comer, Dona Patolina tomando passe com a Zumira.

Pois não é que a Zumira foi aprender a benzer só pra benzer Dona Patolina, que nesse dia teve uma dor de cabeça e uma dor de barriga tão grande, daquelas de revirar as tripas que foi parar no hospital só o pó da rabiola.

E Dona Patolina mais besta que um jumento contava a sua vida todinha todinha, tim tim por tim tim pra Zumira, que sabia até a hora exata que a Dona Patolina ia pro banheiro. E a história é pra mais de metro, e eu vou contar! Sossegue! Enquanto vou ali, deixo o gato pastorando o rato!

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de MARIA DE LOURDES OLIVEIRA:
A Fofoca Equivocada Autor(a):
A Galinha Chicota Autor(a):
A História de Sabugo Autor(a):
Amiga da Onça Autor(a):
Filhotinho de Sapo Autor(a):
Importancia do Sono Autor(a):
Isso sim é que é uma céu! Autor(a):
Memorias de Mandubé Autor(a):
O Bau Misterioso da Chica Autor(a):
Obra de Arte. O Sapato. Autor(a):
Quem é Chica? Autor(a):
Reunião dos Sabiás Autor(a):
Saudade é Autor(a):
Será que é fim de mundo? I Autor(a):
Será que é fim de mundo? II Autor(a):
Tem coisas na vida que até Deus duvida! Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1