Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 6167 - Gran desertão: nichos - RUI WERNECK DE CAPISTRANO

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 769
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 2
 
 

Gran desertão: nichos

Os pensadores – Platão está entre Ave, palavra, do Guimarães Rosa e Memórias Póstumas de Brás Cubas, do Machado de Assis. O breviário da decomposição, do Cioran, está entre Variedades do Valéry e Com o diabo no corpo, do Radiguet. Indo nesse tom e por esse caminho chego à conclusão de que nicho é o ninho das águias. Quem encontra o seu nicho é bem visto mesmo que ele esteja no alto do penhasco e debruçado sobre o mar revolto. Alguém empunhará o binóculo e acompanhará o nascimento dos filhotes, os cuidados da mãe e o primeiro voo deles. Poderá até fazer um documentário para o canal de televisão especializado em animais. Olho de novo e vejo que A arte de amar, do Erich m, está entre o Delírio dos búzios, do Alexandre Marino, e Descrição de uma luta, do Franz Kafka. E vai me dando um desânimo de não ter nicho, de ver que o clima está mudando para outono, de ver que o céu já acusa o azul que induz a fazer coisas.
Mas, é engraçado, enquanto estou aqui escrevendo parece que tudo funciona. É só descer e ver todo mundo se agitando na rua, com tantos interesses dissonantes, que já me bate o desânimo. Vejo que as pessoas estão colocando uma coisa entre outras duas, igual faço com os livros. Só que as coisas das pessoas são outras. Imagino que coloquem a viagem para a Europa entre uma ida ao supermercado e um programa de televisão. Não há conexão possível. Sou marginal e queria estar dentro do rio, na terceira margem.
É igual jogar sinuca com a cabeça noutro lugar. Você olha as bolas, a mesa, a luz, o taco, o giz, a luva. E tudo parece distante. Sem função. Estou aqui, mas queria estar noutro lugar. Se estivesse lá, quereria estar aqui. Porque nada parece merecer atenção e concentração. Dá um branco total radiante na cabeça e, mesmo diante da feitura de um poema, da descoberta de um livro legal, não se tem ação. Fica o dito pelo não lido, o sem resposta pelo não perguntado. Fica tudo muito vago entre o nascimento do filho da Angélica e do Hulk, o julgamento do Michael Jackson e a morte do líder separatista checheno em ação militar. Nichos.

Rui Werneck de Capistrano, escrevendo adoidado pra não endoidar (Clube de Autores)

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de RUI WERNECK DE CAPISTRANO:
A sorte favorece os audazes Autor(a):
Esboços a carvão numa manhã muito cinzenta Autor(a):
Gran desertão: nichos Autor(a):
O patíbulo Autor(a):
quiuspariu Autor(a):
Ulisses em busca do tempo perdido Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1