Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 5556 - CHARLES BAUDELAIRE e a colheita das Flores do Mal - WILLIAM MENDONÇA

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 542
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

CHARLES BAUDELAIRE e a colheita das Flores do Mal

Para a poesia, e a literatura como um todo, o ano de 1857 marca um divisor de águas – talvez, o primeiro sopro do modernismo, que afetou também as outras artes, como a pintura e a música. Vivendo ainda os ecos do turbilhão que foi o Romantismo, o poeta francês Charles Baudelaire publicava naquele ano “As Flores do Mal”, escrevendo definitivamente seu nome na história das letras.
Porém, a aceitação do livro, bem como a vida do poeta, não foram fáceis. O livro, considerado pelas autoridades imoral e ofensivo à religião, lhe rendeu um processo, a apreensão dos exemplares e a condenação ao pagamento de uma multa de 300 francos. Seis poemas tiveram de ser suprimidos. Como ressalta o poeta Manuel Bandeira, em seu prefácio para a tradução de algumas das flores do mal por Guilherme de Almeida, “por causa do título, porque nos seus poemas falasse muito de Satã, de vinho e dos paraísos artificiais que se encontram nos entorpecentes, o poeta foi mal compreendido”.
Charles Baudelaire nasceu em 9 de abril de 1821, em Paris, em família abastada, mas viveu seu primeiro revés aos seis anos de idade, com a morte de seu pai. A mãe casou-se de novo, mas o espírito naturalmente rebelde e sensível do jovem Baudelaire não permitiu que ele e seu padrasto se entendessem. Teve uma vida escolar atribulada, e, aos 19 anos, foi “embarcado” pelo padrasto em um navio para uma viagem a Índia, com o objetivo de afastá-lo da vida boêmia e da vocação literária.
No meio da viagem, Baudelaire retorna a Paris, vivendo longe da família – sem recursos e com a saúde instável. Porém, é nesse período que começa a ser notado por outros grandes poetas, como Téophile Gautier – que comporia com o próprio Baudelaire, com Leconte de Lisle e Théodore de Banville o grupo que ficou conhecido como “Os Tetrarcas”. Quando atinge a maioridade e toma posse da herança deixada pelo pai, o poeta vive de forma pródiga durante dois anos, até ser interditado pela mãe.
Não só por seus poemas, como também pelas críticas de arte e traduções que publicava, Baudelaire obteve notoriedade. Seus textos sobre as drogas, como o haxixe e o ópio, anteciparam em um século a estética pop lisérgica da geração hippie. A má recepção de “As Flores do Mal” pelas autoridades não refletiu a influência do livro nos meios intelectuais na França e em todo o mundo, em fins do século XIX. Foram poemas definitivos.
Baudelaire, após mais de um ano sofrendo por uma paralisia, resultante de sífilis, morreu nos braços da mãe em 31 de agosto de 1867, em Paris.


(Parte da coletânea HISTÓRIAS DE POETAS, de William Mendonça. Direitos reservados. Visite www.williammendonca.com)

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de WILLIAM MENDONÇA:
20 DE OUTUBRO: DIA DO POETA Autor(a):
A AREIA FINA Autor(a):
A DOR QUE ME VISITA Autor(a):
A LIRA DOS VINTE ANOS Autor(a):
A MIL POR HORA Autor(a):
A MORAL RASTEJANTE Autor(a):
A PAZ NO OLHAR DE GABRIELA Autor(a):
A POESIA DAS NOITES DE HOJE Autor(a):
A QUEM NÃO AMA Autor(a):
A RENÚNCIA DO PAPA Autor(a):
A ÚLTIMA QUIMERA Autor(a):
A VERDADE RELATIVA Autor(a):
ABSINTO Autor(a):
AGORA Autor(a):
AGRADECIMENTO Autor(a):
ALGUMAS TROVAS IMPERFEITAS Autor(a):
AMANHECER Autor(a):
ANA C. - O brilho interrompido Autor(a):
ANACRÔNICO Autor(a):
ÂNSIA Autor(a):
ANTONIN ARTAUD - O teatro e sua santa loucura Autor(a):
ANUNCIADA Autor(a):
AO TEU SOL EM PEIXES Autor(a):
AONDE VAI O POVO? (Conversa com o Brasil) Autor(a):
AOS ABUTRES Autor(a):
AOS NOSSOS FILHOS Autor(a):
APARTHEID BANCÁRIO Autor(a):
ARGONAUTA Autor(a):
ARTAUD Autor(a):
ARTHUR MILLER - o mestre indiscutível do drama moderno Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1