Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 5493 - GIL VICENTE e as raízes do teatro em língua portuguesa - WILLIAM MENDONÇA

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 522
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

GIL VICENTE e as raízes do teatro em língua portuguesa

Os enigmas sobre a vida de Gil Vicente, considerado o maior dramaturgo português – com grande influência sobre a literatura brasileira – e o mais importante poeta daquele país até o surgimento de Camões, são muitos. Não se sabe, ao certo, data, local e até mesmo o ano de nascimento e morte. Especula-se que tenha nascido em 1465 e morrido em 1537. Nesses anos, que coincidem com o fim da Idade Média e o início das grandes navegações, Gil Vicente desfrutou de prestigio na corte e grande popularidade.
Muito das dúvidas sobre o dramaturgo Gil Vicente vêm da confusão feita por um biógrafo, que o identificou com um homônimo, que era ourives. A versão mais correta aponta o escritor como instrutor de retórica de D. Manoel. A partir de 1502, passar a trabalhar para D. Leonor, viúva de D. João II, atuando como organizador de festejos reais de nascimentos e casamentos, datas comemorativas cristãs e recepções a reis de outras nacionalidades. Conta-se que no nascimento de D. João III, em 6 de junho de 1502, Gil Vicente apresentou à corte seu primeiro texto, o “Auto da visitação (ou Monólogo do Vaqueiro)”, para a rainha-mãe, D. Beatriz, e vários integrantes da família real – vestido de vaqueiro e contando bravatas.
O teatro de Gil Vicente sofreu influência dos espanhóis Juan Del Encina e Bartolomé de Torres Naharro. As peças vicentinas – de acordo com a compilação publicada por seus filhos Luis e Paula, em 1562 – é composta por 44 peças em português, castelhano e bilíngues, que podem ser classificadas em peças de caráter religioso (como o próprio “Monólogo do Vaqueiro”, “Auto dos Reis Magos” e a “Trilogia das Barcas”), peças cavaleirescas (é o caso de “Auto da Fama”, “Cortes de Júpiter” e outras) e peças populares, que traziam gente do povo como personagens principais (“Auto da Índia”, “Farsa de Inês Pereira”, etc.). No entanto, parte da obra original do dramaturgo teria se perdido quando foi organizada a compilação.
Sabe-se que o autor teve participação em polêmicas importantes, como sair em defesa dos judeus e cristãos-novos diante da Igreja Católica. Foi casado duas vezes. Três cidades disputam a honra de se afirmarem o berço de Gil Vicente – Guimarães, a mais provável, Lisboa e Barcelos. Estudado nas escolas de países de língua portuguesa como um dos pais da sua literatura, Gil Vicente é mais um personagem que beira o lendário que – graças à habilidade para destrinchar a sociedade de sua época em peças de teatro – continua atual.


(Parte da coletânea "Gente de Teatro", de William Mendonça. Direitos reservados.)

Visite www.williammendonca.com

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de WILLIAM MENDONÇA:
20 DE OUTUBRO: DIA DO POETA Autor(a):
A AREIA FINA Autor(a):
A DOR QUE ME VISITA Autor(a):
A LIRA DOS VINTE ANOS Autor(a):
A MIL POR HORA Autor(a):
A MORAL RASTEJANTE Autor(a):
A PAZ NO OLHAR DE GABRIELA Autor(a):
A POESIA DAS NOITES DE HOJE Autor(a):
A QUEM NÃO AMA Autor(a):
A RENÚNCIA DO PAPA Autor(a):
A ÚLTIMA QUIMERA Autor(a):
A VERDADE RELATIVA Autor(a):
ABSINTO Autor(a):
AGORA Autor(a):
AGRADECIMENTO Autor(a):
ALGUMAS TROVAS IMPERFEITAS Autor(a):
AMANHECER Autor(a):
ANA C. - O brilho interrompido Autor(a):
ANACRÔNICO Autor(a):
ÂNSIA Autor(a):
ANTONIN ARTAUD - O teatro e sua santa loucura Autor(a):
ANUNCIADA Autor(a):
AO TEU SOL EM PEIXES Autor(a):
AONDE VAI O POVO? (Conversa com o Brasil) Autor(a):
AOS ABUTRES Autor(a):
AOS NOSSOS FILHOS Autor(a):
APARTHEID BANCÁRIO Autor(a):
ARGONAUTA Autor(a):
ARTAUD Autor(a):
ARTHUR MILLER - o mestre indiscutível do drama moderno Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1