Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 5390 - CHACAL - A vida é curta para ser pequena - WILLIAM MENDONÇA

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 528
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

CHACAL - A vida é curta para ser pequena

Dos vários livros lançados em sua trajetória como poeta, iniciada em 1971, aquele cujo título define de forma mais precisa a atitude de Ricardo de Carvalho Duarte, o popular Chacal, perante o mundo seja “A vida é curta para ser pequena”, que comemorou seus trinta anos de atividade em 2001. Nascido no Rio de Janeiro em 24 de maio de 1951, ele é considerado um dos expoentes da chamada “poesia marginal”, ou “geração do mimeógrafo”, dos anos 70 e continua fazendo poesia e produção cultural de qualidade atualmente.
Chacal já causava furor no início dos anos setenta, com seus livros e performances, que aconteciam na rua, em bares, onde houvesse espaço, quando foi “descoberto” por Heloísa Buarque de Hollanda na coletânea “26 poetas hoje”, ao lado de Cacaso, Ana C., Eudoro Augusto e Francisco Alvim, entre outros. Sua poesia, que Paulo Leminski definiu como “lúdica”, sempre esteve próxima do coloquial, com jogos de palavras, pronta para ser falada, não apenas lida. Publicou vários livros de poesia, como “Muito Prazer, Ricardo” (1971), o livro/envelope “Preço da passagem” (1972) e “Nariz Aniz, Boca Roxa e Olhos Vermelhos” (1979).
Cria da típica classe média carioca, Chacal chegou a ser atleta, jogando futebol de salão, no Fluminense, e vôlei. Fez seus estudos em plena efervescência do movimento estudantil, durante a Ditadura Militar, nos Colégios Mallet Soares e André Maurois. Em 1972 e 1973 fez uma viagem pela Europa. Na volta, cursou Comunicação Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), graduando-se em 1977. No mesmo ano, integrou o grupo Nuvem Cigana, com Bernardo Vilhena, Charles Peixoto, Guilherme Mandaro, Ronaldo Bastos e Ronaldo Santos.
Pode-se dizer que, nos últimos quarenta anos, Chacal esteve sempre no olho do furacão cultural do Rio de Janeiro – estando presente em quase tudo que realmente inovava. Foi co-autor de peças de teatro do grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone (embrião do grupo musical Blitz), editou os jornais do Circo Voador e do Museu de Arte Moderna, foi parceiro musical de Jards Macalé, Lulu Santos, Mimi Lessa e Moraes Moreira, entre outros. Além disso, foi cronista do Correio Braziliense e da Folha de S. Paulo.
A partir 1990, Chacal conseguiu, de certa forma, reviver o clima cultural de seu início na poesia, como produtor do Centro de Experimentação Poética - CEP 20000, da Rioarte que vem reunindo a vanguarda cultural carioca, revelando novos poetas.

(Parte da coletânea "História de Poetas". Publicado no site www.williammendonca.com em 14/11/2009)

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de WILLIAM MENDONÇA:
20 DE OUTUBRO: DIA DO POETA Autor(a):
A AREIA FINA Autor(a):
A DOR QUE ME VISITA Autor(a):
A LIRA DOS VINTE ANOS Autor(a):
A MIL POR HORA Autor(a):
A MORAL RASTEJANTE Autor(a):
A PAZ NO OLHAR DE GABRIELA Autor(a):
A POESIA DAS NOITES DE HOJE Autor(a):
A QUEM NÃO AMA Autor(a):
A RENÚNCIA DO PAPA Autor(a):
A ÚLTIMA QUIMERA Autor(a):
A VERDADE RELATIVA Autor(a):
ABSINTO Autor(a):
AGORA Autor(a):
AGRADECIMENTO Autor(a):
ALGUMAS TROVAS IMPERFEITAS Autor(a):
AMANHECER Autor(a):
ANA C. - O brilho interrompido Autor(a):
ANACRÔNICO Autor(a):
ÂNSIA Autor(a):
ANTONIN ARTAUD - O teatro e sua santa loucura Autor(a):
ANUNCIADA Autor(a):
AO TEU SOL EM PEIXES Autor(a):
AONDE VAI O POVO? (Conversa com o Brasil) Autor(a):
AOS ABUTRES Autor(a):
AOS NOSSOS FILHOS Autor(a):
APARTHEID BANCÁRIO Autor(a):
ARGONAUTA Autor(a):
ARTAUD Autor(a):
ARTHUR MILLER - o mestre indiscutível do drama moderno Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1