Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 21853 - Perigo! Perigo! - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 549
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

Perigo! Perigo!

Perigo! Perigo! A exclamação que ficou famosa nos anos sessenta é do robô da série “Perdidos no Espaço”. Houve uma nova versão em 2018 disponível na Netflix. Um atrapalhado dr. Smith bagunça a vida da família Robinson. Na televisão, o tal robô foi uma das primeiras inteligências artificiais criadas pela ficção.

Nos dias atuais e longe da ficção, tornou-se difícil apontar uma atividade humana na qual a inteligência artificial não esteja presente. Quanto maior a precisão requerida, mais ela é chamada a ajudar. E parece ter todos os dons possíveis. Já seleciona candidatos a empregos, compõe músicas e escreve romances. Agora o “GPT-2” roteirizou a peça teatral “Quando um robô escreve uma peça”.

Num de seus livros, Yuval Noah Harari lançou uma profecia. Até o final deste século metade dos empregos conhecidos atualmente serão feitos pela inteligência artificial. Em segundo plano, os humanos terão que se reinventar para poder competir. Parodiando o robô, os humanos poderão estar em perigo.

“O lado sinistro da inteligência artificial”, é o título de uma reportagem de maio de 2020 da revista Superinteressante com a pergunta: Ela pode destruir a humanidade? O ano era 2014. A declaração foi dada por Stephen Hawkins, um dos maiores gênios que este planeta tão ignorante teve o privilégio de conhecer.

Hawkins dizia que apesar de úteis a inteligência artificial não passava de máquinas primitivas. Seu temor era de quanto mais a inteligência artificial evoluísse, mas a raça humana estaria perto do fim.

Para mentes conscientes da fragilidade humana, seria assustador saber com exatidão a evolução dessas “máquinas primitivas” de 2014 até os dias atuais. E com elas serão daqui uma década. Já em 1965 Gordon Moore cofundador da Intel, observou que os computadores dobravam a capacidade a cada dois anos. O mais rápido do mundo em 2020, realizava 148 quatrilhões de operações matemáticas por segundo.

O homem que sonha levar os humanos a Marte, é outro que revela seus temores. Numa palestra Elon Musk disse ser a inteligência artificial nossa maior ameaça existencial. Para Musk há a necessidade de se criar mecanismos internacionais de controle. E diz: “Só para garantir que não faremos algo idiota”.

Apesar de já existir inteligência artificial no estilo da “Skynet”, será muito difícil máquinas guerreado contra os humanos como na ficção de “O Exterminador do Futuro” se tornar realidade. O perigo para a raça humana tal como a conhecemos não é esse. Teorias dizem que no futuro humanos e máquinas se fundirão. O planeta assistirá o nascimento de uma nova raça superior. Então saberemos se foi feito algo idiota.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1