Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 21636 - O fim de Arecibo - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 594
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

O fim de Arecibo

Após quase seis décadas e com uma tragédia se anunciando, um dos ícones da astronomia mundial chegará ao fim. Com a possibilidade de desabar, há uma corrida contra o tempo para que o telescópio do Observatório de Arecibo em Porto Rico seja demolido. Uma tentativa de repará-lo colocaria a vida dos trabalhadores em risco.

Além dos danos na sua estrutura causados por eventos climáticos durante todos esses anos, dois cabos de sustentação foram rompidos. Se o terceiro cabo romper, um gigante de 900 toneladas desabará sobre o seu disco refletor do telescópio de 300 metros.

O maior vilão responsável pelo fim de Arecibo foi o furacão Isaías que passou por Porto Rico em agosto de 2020. A imagens dos estragos causados no observatório são impressionantes. A demolição terá que ser rápida. Um objetivo permanece. Salvar os edifícios que ficam abaixo das torres.

Arecibo foi tão importante para a astronomia que a notícia do seu fim foi manchete em todas as mídias mundiais. Construído em 1963 para estudar a ionosfera terrestre, foi usado pelo projeto “SETI@home”, que buscava vida extraterrestre no Universo.

Arecibo e Carl Sagan estavam juntos nessa saga. Sagan foi um dos criadores da mensagem que os humanos enviaram para viajar pelo Universo na esperança que outras civilizações as encontrem ou captem.

A viagem contando da nossa existência acontece de duas maneiras. Estão em placas de ouro colocadas a bordo das naves espaciais Pioneer 10 e Pioneer 11, lançadas na década de 1970. Atualmente essas naves espaciais estão deixando os limites no nosso Sistema Solar para trás. Perderam o contato com a Terra no início do século 21.

Arecibo enviou a mesma mensagem com 1.679 dígitos por ondas de rádio. O destino da mensagem foi o aglomerado globular M13 distante 25 mil anos-luz do nosso planeta. A mensagem tem apenas 210 bytes e foi transmitida em três minutos. Aglomerados globulares orbitando perto do centro da Via-Láctea se deslocam. Então quando a mensagem chegar, possivelmente o destino não estará mais lá para recebê-la.

Com a ajuda da banda de pós-punk “Joy Division” que estampou a imagem na capa do seu disco Unknown Pleasures em 1979, permanece icônico o sinal de rádio com 80 pulsos recebido pelo Radiotelescópio de Arecibo. Num primeiro momento, comemorou-se como um sinal extraterrestre. Depois corretamente identificou-se que o sinal vinha da estrela de nêutrons “PSR B1919+21”.

Em 2016, Arecibo foi superado como o maior radiotelescópio do mundo pelo “Fast” localizado na China. Desabando ou demolido, décadas de estudos sobre o Universo estarão disponíveis pelo legado deixado por Arecibo.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1