Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 21556 - SEM MEDO - TÂNIA DU BOIS

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 339
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

SEM MEDO

Sentimentos de alegria e tristeza, às vezes, se misturam como desejos ao agirmos com emoção. Assim escreveu Cândido F. Ferreira, ”... Vou mergulhar / sem nenhum medo. / Vou lhe falar / do meu segredo”.
Reconheço que os sentimentos dependem da situação em que nos encontramos, mas, não podemos escolher só pelos sentidos. Precisamos pensar o que fazer com eles em relação às conquistas, o que não significa não sabermos cuidar de nós mesmos, sem medo. Construímos o viver ao ajustar o olhar na direção certa. Mia Couto expressa, “A idade é isto: o peso da luz / com que nos vemos”.
Conversar abrindo o coração, para entender o que acontece ao nosso redor, é atitude para compreender a razão de num minuto estarmos alegres e tristes no outro. Cândido Ferreira questiona, “... o que fazer / Quando o amor mete medo / um medo escondido, que parece segredo...”.
Um dos cuidados para agir sem medo é não entrar em conflito com os sentimentos ao nos dedicar ao que nos dá prazer. Outro é ficar longe das situações desagradáveis. Muitas são as alternativas, mas, não podemos confundir valores e comportamentos. Temos poder para decidir, sem medo de ser feliz, qual o melhor caminho a seguir e até nos surpreendemos com a nossa força, como em Cândido Ferreira, “Não quero mais chorar nem ficar tonto / tento acreditar que já estou pronto / Para recomeçar de um novo ponto. / E outra vez criar um lindo conto”.
Um ponto é certo, não podemos fugir ao que nos amedronta; precisamos medir os conflitos, atitudes e os valores para impor a nossa posição: triste ou alegre, difícil ou fácil, verdade ou mentira. Assim, trataremos o medo sem desviar da questão principal, podendo analisar as possibilidades e as impressões sentimentais como mero estoque argumentativo e coragem para defender os nossos interesses, ou seja, acordarmos os sentidos para conquistarmos posição melhor no futuro. José Castello retrata, “A saudade não é a falta do que fomos, mas do que nunca fomos. Diante dela, só temos a palavra, a mentira, a invenção como consolo”.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de TÂNIA DU BOIS:
100 ANOS?!?! Autor(a):
A arte da Escolha Autor(a):
A arte da SIMPLIFICAÇÃO e a beleza da SIMPLICIDADE Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A BUSCA da BELEZA Autor(a):
A BUSCA pela BELEZA Autor(a):
A CARTA Autor(a):
A casa Autor(a):
A CIDADE Autor(a):
A COR do INVISÍVEL ( II ) Autor(a):
A COR do INVISÍVEL (I) Autor(a):
A EXCEÇÃO Autor(a):
A IMAGINAÇÃO É SUFICIENTE PARA DESCREVER O MUNDO? Autor(a):
A INTENÇÃO E O FEITO Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
ABRAÇO Autor(a):
AFETIVIDADE e EFETIVIDADE: torna real a relação? Autor(a):
AGONIA Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
AMAR Autor(a):
AMORES versus HORAS Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ARROGÂNCIA ou IGNORÂNCIA Autor(a):
ARTE: Discussão Literária Autor(a):
ARTE: VOCAÇÃO E PAIXÃO Autor(a):
AS APARÊNCIAS ENGANAM Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1