Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 20698 - O monstro, a ciência e as reflexões - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 594
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

O monstro, a ciência e as reflexões

Seria comédia uma raça de arrogantes ser apavorada por um monstro só visível no microscópio. Um vírus fez o planeta curvar-se e ficar de joelhos. Impensável, escreveu-se o enredo da escolha: Os que deveriam morrer e os que deveriam viver. É trágico.

Esse monstro foi responsável por outras epidemias. Se a Covid-19 começou na China, nas redes sociais começaram as criadas pelos humanos. Mesmo isolados fomos infectados por epidemias de conspirações. Por epidemias de negações. Por epidemias extremistas. Juntando todas, as redes sociais criaram o monstro perfeito da ignorância. Um bichinho de estimação. Quem quiser pode ter um. A procura é grande.

A ciência foi a primeira a ir ao campo de batalha enfrentar o monstro. Apesar de ser posta em xeque por mitos extremistas, a ciência jamais se permitiu deixar o front. Numa analogia com o título do livro escrito por Erich Maria Remarque, agora já existem novidades no front. Isto não significa que a vitória contra o monstro esteja próxima. Ele já surfa numa segunda onda.

Essas novidades estão na reportagem de capa da revista Veja desta semana: “As respostas da ciência”. Separada dos mitos, a ciência já deu o seu grande primeiro passo para entender o funcionamento do monstro. Os diagnósticos, os tratamentos, os riscos de morte, a contaminação, a prevenção, as mutações do monstro. As possibilidades de vacinas eficazes e quando elas estarão disponíveis.

Também isolados, os pensadores da atualidade dão opiniões e fazem reflexões sobre as causas, as consequências e o mundo pós-pandemia. As causas é onde há mais consenso. Os humanos estão alterando drasticamente o planeta. A sede por progresso e riquezas estão nos fazendo invadir habitats que não deveriam nos pertencer. Uma certeza. Teremos de enfrentar outros monstros invisíveis.

Num artigo transformado em livreto, Yuval Noah Harari chama a atenção para a falta de líderes e os perigos da ascensão dos populistas: “Se a epidemia resultar em maior desunião e maior desconfiança entre os humanos, o vírus terá aí sua grande vitória. Quando os humanos batem boca os vírus se multiplicam”, diz Yuval.

Olhando para o mundo pós-pandemia a palavra que surge é a “cooperação”. Ela é usada tanto por Harari quanto pelo físico Fritjof Capra, autor dos livros “O Tao da Física” e “Ponto de mutação”. Capra ataca a divindade do PIB e as ideologias: “Justiça social não é uma disputa política de direita ou esquerda, mas uma questão de vida ou morte”.

Para o peruano Mario Garcia Llosa Nobel de Literatura, no pós-pandemia o “mundo sairá melhor”. O mesmo Llosa, num artigo chamou o autoritarismo de medieval e culpado pelos riscos de “retornar o mundo à Idade Média”. Por um mundo melhor, é preciso derrotar outros monstros perigosos. Monstros visíveis sem microscópios.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1