Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 20267 - O jogo nas sombras - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 907
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

O jogo nas sombras

Talvez, o jornal The New York Times esteja correto quando afirma que não serão os Estados Unidos e nem a China os protagonistas de um hipotético novo planeta que o pós-epidemia teria a capacidade de redesenhar. Que no momento americanos e chineses são protagonistas destacados nas acusações mútuas é fato.

Nunca o jogo do poder mundial foi tão jogado como agora. No atual momento, se tem a impressão de que as peças dos jogadores da ideologia de direita estão em melhores posições no tabuleiro. O próximo novembro poderá mostrar que tudo foi uma grande ilusão criada por eleitores enganados e agora arrependidos.

Se Donald Trump não conseguir um novo mandato, o jogo do poder sofrerá uma guinada. Peça importante, a Europa torce por uma alteração no script. Enquanto isso, a China está ficando pequena demais para os líderes do partido comunista. Eles desejam sair detrás das muralhas. Alçar voos globais não apenas levados pelas asas do comércio.

Essa é a parte visível do jogo que a mídia mundial noticia todos os dias. Sobre a qual os analistas políticos discutem e escrevem. Sempre digo, não devemos temer aquilo que existe e sabemos que existe. Devemos temer aquilo que existe e não sabemos que existe. O jogo jogado nas sombras onde agora hackers e suas teias de algoritmos, os novos peões, são as peças mais importantes.

A pandemia da Covid-19 abriu novas frentes na batalha biomédica. Várias instituições americanas e europeias foram vítimas de ataques cibernéticos. Vasculhavam buscando pelo maior dos tesouros. O conhecimento. Antes mesmo de o vírus se espalhar, perto de 200 roubos de pesquisas médicas eram investigados em 71 instituições.

A mesma pandemia foi capaz de jogar um pouco de luz sobre esse jogo nas sombras. Aparentemente o fechamento do consulado chinês em São Francisco foi uma retaliação imposta pelo governo Trump. Havia mais. O consulado seria uma espécie de base chinesa para enviar militares disfarçados de estudantes aos Estados Unidos.

O sonho dos líderes chineses é passar os americanos como a grande potência planetária até 2040. O episódio do consulado fez as autoridades americanas se perguntarem o porquê de 400 mil chineses estudarem no país. Quase 40% com doações para pesquisas.

Não fosse a chinesa Juan Tang, poderia tratar-se de “teoria da conspiração”. No seu pedido de visto, a bióloga omitiu ser do Exército da Libertação Popular. Descoberta e com um pedido de prisão emitido, Tang refugiou-se no consulado de São Francisco onde acabou presa. Ela esqueceu e o FBI encontrou uma foto sua com traje militar.

Juan Tang é um dos milhares de peões que se movem nas sombras. Só que nem sempre eles saem do frio como no título do livro do John le Carré.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1