Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 19181 - CHEFE MANDA - TÂNIA DU BOIS

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 497
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

CHEFE MANDA

Quando criança, brincávamos de “chefe manda”. Perguntávamos, Chefe posso ir? Quantos passos? Respondia, um de formiga, quatro de elefante... Assim por diante, até a marca da chegada. Hoje adultos, o chefe manda e nós colaboramos ou o bajulamos? A qual grupo pertencemos?
A pergunta é: há bajuladores ou colaboradores no trabalho? É triste pensar que alguém que bajule tenha destino diferente; seja promovido no trabalho sem necessidade do reconhecimento pelos seus afazeres.
A diferença é que o ato de bajular é uma armação, espécie de “efeito” no convívio. Pior, o bajulador sempre pensa que o “poder” compensa. O que não o melhora, pois, deixa a sensação de falsidade; o ar deslocado em que, muitas vezes, é promovida uma pessoa na rapidez dos impulsos e emoções diluídas no dia a dia. É assustador saber que sempre haverá quem necessite ser bajulado.
Essa é uma das amostras do mundo real, onde a névoa bajuladora desvia os olhares para viver do que pode destruir a capacidade de reação.
O colaborador age diferente no desempenho da sua função, conversa racionalmente sobre o assunto, visa atender a necessidade disso ou daquilo; está sempre em busca do equilíbrio entre as ações, a competência e o incentivo. Tem por preocupação redirecionar conceitos positivos para quem o comanda.
O colaborador e o bajulador, em suas áreas de ação conjugam a mesma rede de acontecimentos e o que existe de simbólico entre eles é que ambos têm a esperança de vencer.
Vivemos tempos de ilusões, o que me leva a desconfiar de “cargos e chefias”, que, em grande número são protegidos pelo próprio sistema, em que suas necessidades são “criadas” por quem os rodeia. Muitas vezes, constato que não há sentimentalismo, mas, apenas o jogo entre o homem e a promessa futura.
Espanto-me como se estivesse distante da paisagem que se abre para o horizonte, onde a ideologia, a ética e a moral existissem apenas para se destacarem no tempo imaginário, da utopia. Será que esses conceitos estão em descrédito? Pedro Du Bois demonstra no livro, O Descrédito e o Vazio, o distanciamento dessas palavras que desapareceram ao se tornarem mero cinismo “estiloso”.
É interessante e conflitante, porque o bajulador representa a “oportunidade imperdível” e o colaborador, “muda para melhorar”. Talvez, a comparação esteja no sentido de vencer desafios no trabalho. Mesmo assim, a minha reação diante dos bajuladores é de revolta, pois, além de tudo, desestimulam os colaboradores que podem contribuir para que as mudanças aconteçam.
Claro que os mecanismos dos relacionamentos são comprometidos; ambos revelam que, em cada dia, o mundo das relações, mais uma vez, nos consome com seus (im)próprios modelos e não deixa espaço para as novidades, o que faz a diferença na convivência, entre obedecer e cumprir metas sem questionar. Restrições impostas por certos chefes, que não se limitam a persuadir, mas, procedem em favor do mundo dos dóceis objetos de “mobilização e poder”, com o que liquidam com os novos tempos.
Onde o tempo é inventado no estilo de “melhor para mim”. O sentido é de ameaça e o bajulador se supera ao se engajar no relacionamento mesquinho e reducionista do “chefe manda”.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de TÂNIA DU BOIS:
100 ANOS?!?! Autor(a):
A arte da Escolha Autor(a):
A arte da SIMPLIFICAÇÃO e a beleza da SIMPLICIDADE Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A BUSCA da BELEZA Autor(a):
A BUSCA pela BELEZA Autor(a):
A CARTA Autor(a):
A casa Autor(a):
A CIDADE Autor(a):
A COR do INVISÍVEL ( II ) Autor(a):
A COR do INVISÍVEL (I) Autor(a):
A EXCEÇÃO Autor(a):
A IMAGINAÇÃO É SUFICIENTE PARA DESCREVER O MUNDO? Autor(a):
A INTENÇÃO E O FEITO Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
ABRAÇO Autor(a):
AFETIVIDADE e EFETIVIDADE: torna real a relação? Autor(a):
AGONIA Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
AMAR Autor(a):
AMORES versus HORAS Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ARROGÂNCIA ou IGNORÂNCIA Autor(a):
ARTE: Discussão Literária Autor(a):
ARTE: VOCAÇÃO E PAIXÃO Autor(a):
AS APARÊNCIAS ENGANAM Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1