Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 16532 - POESIA: resgate merecido - TÂNIA DU BOIS

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 627
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

POESIA: resgate merecido

“Sem autoria e sem versos a poesia será encontrada na pedra / no rosto /
na copa das árvores ensimesmadas...” (Fernando Paixão)

Limito-me a resgatar a poesia, os poetas e seus livros, onde encontro páginas de construção de linguagem em processo artístico. A magia poética na expressão do momento que marca, profundamente, o leitor e o escritor e se entende até o final da vida. Carlos Drummond de Andrade disse que “a poesia é uma forma de conhecimento. A ser assim, parece viável, equiparar o poeta ao filósofo, pois ambos partem em busca da essência das coisas, dando-lhes uma explicação e um sentido”.
Faço o resgate merecido porque o público brasileiro não é consumidor de poesia; gênero que perde importância ante outros de mais fácil leitura. Lêdo Ivo demonstra, “Leitura de Poema // Eis o modo certo / de ler um poema: / com um olho fechado / e o outro aberto”.
O poeta, com sua inspiração, insere-se no poema e empresta a linguagem, a voz e a visão transformadora, para que venha a ser lido com prazer, como expressa Álvaro Pacheco, “Quanto tempo leva a Poesia / para descobrir sua única palavra? Quanto tempo / leva a terra para se cobrir de húmus e ter um esperma estéril?...”
Na poesia encontra-se a inesgotável riqueza do universo das significações sociais, afetivas e culturais. Para Ferreira Gullar, “O poema, ao ser feito, deve mudar alguma coisa, nem que seja o próprio poeta. É certo que o leitor, neste caso, está montado na experiência e nas aspirações do poeta”.
Quem quer viver sem inspiração? Ela permite contemplar a criação que, muitas vezes, traduzem em palavras sinais para compreender o mundo que nos cerca; renovar e transformar lágrimas em risos e a desilusão em esperança. Júlio Perez, no livro “Expresso instante”, revela a poesia como reflexão do mundo, “Se ver é existir / basta-me / a imaginar”. Ziza de Araújo Trein, na sua obra Vida e Poesia, de 1923, relata sua vivência, desde as mais ingênuas até as mais críticas, “Sol // Eu o odeio! (nem sei bem o termo exato) /A esse sol tão ardente e sobranceiro, / Que bem igual a um conquistador barato / Tem o fogo no olhar como braseiro...”.
A poesia transfigura a cor, a dor e ilumina o pensamento. A inspiração vence o tempo, caracteriza o poeta e o leva à plenitude na descoberta do mundo, onde exprime sua criação e oscila entre a totalidade dos sinais da vida e o fragmento do homem. Está ligada diretamente à literatura em perspectivas diferenciadas da nossa cultura. Reflete o espírito do poeta como expressão humanística. Neste sentido, resgatar a poesia é retomar as origens da linguagem e preservar os poetas com merecidos critérios. É importante no resgate da poesia a sensibilidade e o estilo do escritor, definindo que o conjunto representa jogos conceituais de palavras e ideias; imagens e símbolos; tudo com a pretensão de reconquistar os brasileiros para a leitura de obras poéticas, como sedução da vida. Encontro em Adélia Prado, no livro Poesia Reunida, o capítulo “Qualquer coisa é a casa da poesia”
O poeta que faz, cria, inventa, ousa e sugere, sem medo de expor seus sentimentos, leva o leitor a mergulhar na liberdade e desafiar qualquer fronteira, como demonstrado no livro Quando Nem Freud Explica, Tente a Poesia, “Seja qual for o caminho que eu escolher; / um poeta já passou por ele antes de mim”, escreveu Sigmund Freud. A poesia é resgate merecido! Ivan Junqueira pergunta, “... Que seria o poema: / uma voz que clama? / Ou a dor que algema?”

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de TÂNIA DU BOIS:
100 ANOS?!?! Autor(a):
A arte da Escolha Autor(a):
A arte da SIMPLIFICAÇÃO e a beleza da SIMPLICIDADE Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A ARTE DE FAZER EXISTIR O FIM Autor(a):
A BUSCA da BELEZA Autor(a):
A BUSCA pela BELEZA Autor(a):
A CARTA Autor(a):
A casa Autor(a):
A CIDADE Autor(a):
A COR do INVISÍVEL ( II ) Autor(a):
A COR do INVISÍVEL (I) Autor(a):
A EXCEÇÃO Autor(a):
A IMAGINAÇÃO É SUFICIENTE PARA DESCREVER O MUNDO? Autor(a):
A INTENÇÃO E O FEITO Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
A LINGUAGEM da DIFERENÇA Autor(a):
ABRAÇO Autor(a):
AFETIVIDADE e EFETIVIDADE: torna real a relação? Autor(a):
AGONIA Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
ALMA do TEMPO Autor(a):
AMAR Autor(a):
AMORES versus HORAS Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ANO NOVO Autor(a):
ARROGÂNCIA ou IGNORÂNCIA Autor(a):
ARTE: Discussão Literária Autor(a):
ARTE: VOCAÇÃO E PAIXÃO Autor(a):
AS APARÊNCIAS ENGANAM Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1