Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 16419 - CÁRCERES MENTAIS - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1347
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

CÁRCERES MENTAIS

O meu interesse em ler “Prisioneiros da Mente” de Augusto Cury, não foi porque é o autor mais lido no Brasil nas últimas duas décadas. Nem por ser publicado em mais de 70 países. O enredo do livro me fascina. Já escrevi algumas crônicas sobre os anjinhos e diabinhos que habitam em nossas mentes.

Depois de ser pobre, sofrer bullying e falir várias vezes, o judeu Theo Fester transformou-se num magnata do “Vale do Silício”. Quando uma oportunidade de ganhar dinheiro aparece, Theo não se importa em passar por cima das pessoas para conquistá-la. Criou seus três filhos a sua imagem e semelhança.

O pai educou os filhos para serem bem-sucedidos e ganharem muito dinheiro, mas... Peterson é banqueiro, sofre de alodoxafobia e tem uma necessidade doentia pelo poder. Brenda que dirige uma rede de 700 lojas tem bulimia, sofre de aracnofobia e adora bajulação digital. Calebe comanda empresas do ramo emergente das Startups, apesar de se julgar o deus do Vale do Silício, usa cocaína e é hipocondríaco.

Um dia, antes de palestrar para centenas de empresários ávidos por aprenderem a ganhar dinheiro, Theo está assistindo um vídeo do psiquiatra Marco Polo. Ele fala sobre os cárceres mentais dos seres humanos, e a ficha do magnata começa a cair. Sua família faliu. Apesar das gordas contas bancárias, emocionalmente todos são mendigos. E tem algo ainda pior. Theo descobre ter no máximo três meses de vida. Está com câncer.

Então o pai resolve reunir os filhos para um fim de semana. Nessa reunião todos os horrores que se escondem nas mentes de Peterson, Brenda e Calebe vão se revelando. Ao saberem que perderão os milhões da herança, planejam assassinar o pai doente. Enxergam no plano um “ato de humanidade”. O pai deixará de sofrer.

Pegos em flae, para não irem presos aceitam o teste de estresse proposto pelo pai. Sem dinheiro e apenas com a roupa do corpo, Brenda passa trinta dias ajudando os refugiados num porto da Itália. Deixa-se ser estuprada para conseguir alimentos e matar a fome de algumas crianças.

O destino de Peterson é a Caxemira. Região disputada por Índia e Paquistão. Lá o banqueiro ajuda pessoas com câncer em estado terminal. Calebe permanece nos Estados Unidos. Durante trinta dias o deus colecionador de relógios convive com os sem-teto.

Na volta, numa espécie de “juízo final filmado” Theo julga os filhos. Apenas dois são aprovados no teste de estresse. O reprovado que tem ainda outros cárceres mentais para revelar ganha nova chance. Um teste de estresse numa favela do Rio de janeiro.

Não creio que no futuro nossos cárceres mentais terão cura. Estaremos sempre presos neles. Já o “Invictus” acreditem, ele será real em pouco tempo. Se já não for.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1