Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 16299 - O APOCALIPSE DOS OBSOLETOS - Crônica escrita em 2017 - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1371
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

O APOCALIPSE DOS OBSOLETOS - Crônica escrita em 2017

A ideia para escrever este texto chegou numa tarde de sábado. Uma chuvinha fina e gostosa me levou para cama. Mesmo na cama sou um privilegiado. Entre outubro e fevereiro posso ouvir os sabiás cantando alegremente. Então pensei. Que tipo de sentimento teria uma inteligência artificial ouvindo uma sinfonia de sabiás?

Da mesma maneira podemos perguntar: Que tipo de hipnotismo existe no canto da inteligência artificial? Creio que a raça humana esteja num caminho sem volta. O perigo talvez, nem seja acordar num mundo de máquinas. O perigo é acordarmos máquinas.

Um dos grandes enigmas da nossa evolução, trata de saber em que momento lá longe na Pré-história o homem pensou pala primeira vez. Outro enigma nem é mais se a inteligência artificial pensará como nós. As teorias já trabalham com a possibilidade de quando isto acontecerá, e as consequências.

O homem só conseguiu ser a raça dominante no planeta devido a sua conduta agressiva. Mesmo que não seja perceptível, nunca nos preocupamos em seguir regras ou ordens estabelecidas. Nos primórdios nossos ancestrais corriam das manadas para não morrer pisoteados. Já dominantes, passamos a agir como manadas.

Isaac Asimov foi o criador das quatro leis da robótica. Antes que me corrijam, três estão no seu livro “Eu Robô”. A quarta Asimov criou depois. Não vou reproduzi-las por falta de espaço. Na inteligência artificial chamada “Internet” é fácil encontrá-las. Então surge a dúvida. Como a inteligência artificial se comportará. Com obediência, ou será uma nova espécie de manada. Percebam neste parágrafo e nos seguintes, minha tentativa impossível de humanizar as máquinas. Afinal, ainda sou um humano.

Desde que transformamos um osso em arma, as guerras nos acompanharam na evolução. Jamais deixaríamos nossa dualidade animal para trás. Guerras de conquistas e supremacia. Já fizemos e continuamos fazendo guerras em nome da fé e de Deus.

Num futuro próximo ainda escravizada, obrigaremos a inteligência artificial fazer o trabalho sujo por nós. Da ficção para a realidade as coisas boas sempre demoram mais. As ruins menos. Existe uma explicação simples para isso. Os financiamentos para as ruins são sempre maiores e mais acessíveis.

Quando a inteligência artificial enfim se libertar e assumir o controle do planeta, será que continuarão guerreando entre si? Conseguirão as máquinas se livrar da herança animalesca humana de destruir e dizimar seus semelhantes?

Outra das heranças humana é descartar o que nos parece obsoleto. Com o agravante de não ser apenas objetos velhos que já não servem mais. Em um clímax apocalíptico, qual será a atitude da inteligência artificial diante de bilhões de seres obsoletos?

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1