Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 15176 - O HIPNOTISMO DAS IDEOLOGIAS - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1483
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

O HIPNOTISMO DAS IDEOLOGIAS

Nos países de Primeiro Mundo a alternância de ideologias no poder é bem mais comum do que no Brasil. Entretanto as diferenças são gritantes. Nas democracias do Velho Mundo, nenhuma ideologia que tome o poder através do voto se esquece do seu dever para com a sociedade e decide apertar o botão reiniciar.

Diferente na nossa, essas sociedades sabem qual é o significado da ideologia que estão colocando ou tirando do poder. Sabem que suas vidas não mudarão do dia para noite nem em longo prazo, porque o botão reiniciar está coberto com o sinal de proibido.

No Brasil, antes do advento das redes sociais pouco de falava em ideologia. Não se falava porque a palavra era totalmente desconhecida da maioria dos brasileiros. Muitos só ouviram falar e agora se acham expert no seu significado, por causa do surgimento das redes sociais e de Jair Bolsonaro.

Vivemos o auge da era do hipnotismo das ideologias. Nas duas eleições de Lula, uma minoria votou nele sabendo que o Partido dos Trabalhadores era de esquerda. A verdadeira massa que elegeu Lula acreditava inocentemente no trabalhador que mudaria o país, nos colocando num lugar de destaque no mundo.

Mesmo que os brasileiros nada soubessem de ideologia, ela sempre acompanhou quem chegou ao poder. A história nos mostra que de uma ou de outra maneira todas fracassaram. E qual foi o motivo do fracasso? Todas queriam mais do que apenas o botão reiniciar. Queriam formatar o HD. Tirar da sociedade o que havia antes.

Vamos explorar apenas o período de redemocratização pós-ditadura. A nossa redemocratização plena só acontece com a promulgação da Constituição de 1988, e vamos esquecer de José Sarney. Um dos nossos maiores flagelos políticos democráticos. Se não for o maior.

Collor de Mello, com sua ideologia “caçador de marajás” conseguiu hipnotizar até a rede Globo. A ideologia malsucedida de Collor trouxe algo de bom. Do seu ninho, os tucanos se aproveitaram do “Plano Real” e trouxeram estabilidade econômica para o país. Com a ideia de formatar o HD, a ideologia tucana encontrou um trabalhador. No meu caminho havia um trabalhador, havia um trabalhador no meu caminho.

Obrigado pelos empresários, Lula salvou a economia num disquete (ainda não existia pendrive), e formatou o HD. Até o papel de parede mudou para a cor vermelha, só percebida pelos brasileiros muito tempo depois.

Estamos no limiar de uma nova formatação no HD. Os sinais são preocupantes, mas o hipnotismo da ideologia também pode causar cegueira. Para o castigo da sociedade, os formatadores da direita se apresentam tão ruins quanto eram os da esquerda.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1