Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 14849 - PREPARAR-SE PARA A VIDA - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1066
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

PREPARAR-SE PARA A VIDA

PREPARAR-SE PARA A VIDA

" O fracasso de tantos seres ao enfrentar a vida obedece em grande parte à falta de preparação para encará-la e vencer as resistências do ambiente onde cada um atue." (Da Sabedoria Logosófica)

Para tudo na vida devemos nos preparar. Até para as coisas mais simples, como, por exemplo, fazer uma viagem. E nesse preparo devemos incluir, também, os possíveis imprevistos. A programação é, então, fator de êxito.

Como se preparar para a vida?

O que levar em conta nesse preparo?

Quando menino, tomei contacto com um livro intitulado: "É perguntando que se aprende." E o personagem desse livro andava pela cidade e para chegar ao seu destino, perguntava e as respostas o levaram aonde queria. Em nossa vida acontece algo semelhante?

Qual é o nosso destino? Onde queremos chegar?

Estou aprendendo que "não é somente perguntando como se chega a saber as coisas; também é necessário estudar o que se quer saber."

O que quero saber da vida?

Quais os requisitos para se preparar para a vida?

Qual o conceito que tenho da vida?

Como considero a vida?

Para que serve a vida?

A vida é acordar, trabalhar, dormir ?


A IMPORTÂNCIA DE UM CONCEITO DE VIDA.

O conceito admitido passa a reger a nossa conduta. Se considero a vida como uma grande diversão. Ela não passará dessa diversão. Se encaro a vida como uma grande oportunidade para evoluir, adquirir conhecimentos. A vida tomará outras proporções. E deixará de ser limitada.

O conhecimento amplia a vida. E, dependendo da natureza desse conhecimento, essa vida poderá ser ainda mais ampla. Pois há os conhecimentos utilitários, que atendem a nossa subsistência e os conhecimentos formativos dos caráter que transcendem ao saber corrente, pois são de natureza superior e se adquirem através do esforço próprio.

Assim, se procuro ampliar o meu conceito de vida estarei propiciando a mim mesmo uma ampliação de minha própria vida.

Ao ver na vida uma grande oportunidade de estudo e de experimentação, percebo que ela me oferece uma infinidade de motivos para observar, para aprender e levar para o meu acervo interno muitos conhecimentos que me servirão em minhas atividades diárias. A vida vista dessa forma, é muito estimulante porque passa a ser um constante campo de aprendizado.

A vida é, também, luta. Não uma luta que destrói, que corrompe, que aniquila, violenta, mas uma luta orientada pelo conhecimento, edificante.

"A vida humana deve ser um constante esforço de superação, de compreensão, de realização, única forma de se aproximar, passo a passo ao Pensamento Criador..."

Vivemos a vida interna, que o conhecimento logosófico nos ajuda a conhecer, e a vida externa. A vida interna compreende o que vivo com os meus pensamentos, meus sentimentos e minhas emoções. A vida externa eu a vivo em contacto com tudo o que se vincula a mim.

Compreendo hoje a vida como a soma de todos os valores e significados que encerra. A vida é muito mais que as circunstâncias fáceis ou difíceis, alegres ou triste que experimento.

E os problemas pequenos ou grandes que enfrentamos ou criamos, estou aprendendo que devo colocá-los todos dentro da vida e não, como fazem muitos, COLOCAR A VIDA DENTRO DOS PROBLEMAS, O SAUDÁVEL É COLOCAR OS PROBLEMAS DENTRO DA VIDA, porque, repito, a vida é muito mais que os problemas.

Muitas ou algumas vezes fracasso nessa luta que a vida me oferece e como fico frente a esses fracassos? Como encaro os fracassos? Como superá-los? Como evitá-los?

A orientação que encontro na Logosofia, nesse ponto, é a de tomar cada fracasso como princípio de vitória, de triunfo, desde que extraia da derrota o elemento que me faltou para vencer. Dessa forma, sou convidado sempre a analisar esses fracassos, procurando a falha ou falhas, ou a causa do erro cometido e, com isso, não me sinto alquebrado e desmoralizado com a derrota, pois a partir desse instante ela se constitui num estímulo para vencer o obstáculo.


Ter um objetivo na vida é uma chave para encará-la com valor. E um objetivo que elegi para minha vida é o do aperfeiçoamento. Ser melhor.

Todos nós seres humanos somos propensos a nos deixar levar pelas emoções tristes, amargas, violentas ou ingratas. E isso altera o nosso sistema nervoso, faz ressentir a nossa saúde e, ao lado disso, torna áspero o nosso caráter. Como evitar tais efeitos nocivos?

Estou aprendendo a opor a uma emoção pessimista outra otimisma, alegre, estimulante; a uma violenta, outra serena. E como isso me faz bem e é eficaz! E me faz recobrar as energias perdidas.

Tudo na vida tem de ser feito com valor, valor sereno, firme.

Em minha vida vejo que esse valor é uma força que me ajuda a enfrentar com inteireza e compreensão as situações difíceis. Se descuido e permito que o temor invada o meu ser nesses momentos de dificuldades, fico deprimido, amargurado e triste. E para não temer eu preciso adquirir o conhecimento. O valor não existiria sem conhecimento.

E pensar que em uma época de minha vida eu temia Deus. Por quê?

Estou aprendendo com Logosofia a ser valente. É preciso ser valente para viver a vida. Quantos vivem no mundo atemorizados, sugestionados pelas notícias diárias, alarmistas, produto de um mundo convulsionado e cheio de perigos?

Em que deve estar apoiada a valentia? Pela responsabilidade individual. O que é ser valente? É dar mostras de segurança pessoal.

Qual a última coisa que o ser humano deveria perder? O VALOR. Havendo valor há vida, há esperança de que o panorama da existência mude de um momento para outro. Quando não o há, o desalento aprisiona o homem.

Como, então, sentir a alegria de viver? Trocando o temor, se houver, pelo valor.

O que devo fazer se me proponho, seriamente, a aperfeiçoar minha vida? Não devo deixar nela, nessa vida que é minha, parte alguma sem modificar.

Pergunto-me, às vezes, COMO VIVER BEM A VIDA? Via que muitos pensavam que a vida se vive bem quando se a desperdiça. Hoje, entendo que se VIVE BEM A VIDA QUANDO A AMPLIAMOS e, ao ampliá-la, geram-se energias que formam o valor. É como se novas porções de vida se somassem à própria vida. Hoje, entendo, que viver bem a vida é POUPÁ-LA, porque dessa POUPANÇA poderei fazer uso no futuro.

Como viver em permanente juventude? O segredo está em ME INTERESSAR POR NOVOS MOTIVOS. Devo ser como os rios que renovam constantemente suas águas. RENOVAR SEMPRE OS MOTIVOS PARA VIVER.

Poderíamos aqui afirmar que A VIDA SEM CONHECIMENTO É NADA E COM CONHECIMENTO É TUDO. CONHECER PELO ESFORÇO PRÓPRIO E SABER POR REFERÊNCIA DE OUTROS. (Visitar um país e relatar para outra pessoa).

Eu tenho que conhecer os fatos ou as coisas pelo esforço próprio. Saber por referências de outros, significa estar exposto a modificar a informação obtida cada vez que uma ou outra eventualidade põe em evidência que não se está ajustado à realidade.

Quanto mais conhecimentos eu possua mais vida terei.

Vemos assim que o conhecimento é a vida mesma, que sem ele ela é árida e fria e carece dos atrativos superiores que a fazem grande e querida.

De fato, " É O SABER O QUE AMPLIA A VIDA PERMITINDO À ALMA EXPERIMENTAR AS MAIS ACENTUADAS MANIFESTAÇÕES DE FELICIDADE E BEM ESTAR"

"A vida é ampla quando a dominamos, curta quando esta nos domina."

Qual é a primeira oportunidade que o homem tem?

É a de haver vindo a este mundo, oportunidade que se estende a todo o curso de sua vida.

Como aproveitar essa oportunidade? Cultivando a vida e a enaltecendo em uma constante superação integral.

"Viver; eis aí a grande palavra. Viver e ser dono sempre da vida; eis aí outra palavra mais. Viver para ser sempre, para sentir sempre e amparar a quem está sob nosso cuidado; viver uma vida ampla e intensa iluminando a alma com os grandes caudais de conhecimento que generosamente nos oferece a Sabedoria Universal. Eis aí o grande desiderato."

Todos amamos a vida. Por quê? Será pelo medo de perdê-la?

"...todos amamos a vida, mas não pelo que a vida nos dá, senão porque nos foi entregue para que façamos dela o melhor dos usos. Amamos a vida porque nos vem de Deus, que é quem criou todas as coisas; porque essa vida lhe pertence; e porque amando nossa vida amamos a Deus."
Como vencer a morte?

"Se vence a morte vencendo a inércia, que é ausência de vida; vencendo a distração que é ausência de consciência, enquanto o coração palpita ao ritmo do que chamais vida."

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS:
A BOA-FÉ NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E NA CONDUTA DO CIDADÃO Autor(a):
A MORAL NATURAL Autor(a):
A SABEDORIA DO ANCIÃO Autor(a):
BOA CONDUTA NA VIDA Autor(a):
CHAVE DE OURO Autor(a):
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS EM VERSOS Autor(a):
DEUS Autor(a):
HISTÓRIA DE CINCO ROSAS Autor(a):
MITOLOGIA BRASILEIRA EM VERSINHOS Autor(a):
MONTANHA DE INCOMPREENSÕES Autor(a):
MULHER Autor(a):
NEM TUDO É BAIXO NO MUNDO; HÁ ALTURAS QUE PODEMOS ESCALAR Autor(a):
NOVOS CONCEITOS Autor(a):
O PENSAMENTO DE DEUS Autor(a):
O QUE NÃO SE CANSA!!!??? Autor(a):
O QUEIJO Autor(a):
OS SABORES REAIS - COMIDA MINEIRA Autor(a):
PEDIR A DEUS Autor(a):
POR QUE NÃO PAGAR A TAXA DE INCÊNDIO? Autor(a):
PREPARAR-SE PARA A VIDA Autor(a):
RELATOS: FLAES DA VIDA REAL Autor(a):
TEMPO ETERNO Autor(a):
TROVINHAS EM MINEIRÊS Autor(a):
TROVINHAS INSPIRADAS NUMA NOVA CULTURA Autor(a):
UM POUCO MAIS DE MITOLOGIA... Autor(a):
UMA GOTINHA... Autor(a):
UTOPIA ??!! Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1