Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 14529 - Sobre os tempos da ditadura militar e sobre a coragem de um jornalista brasileiro - ZILDO GALLO

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 616
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

Sobre os tempos da ditadura militar e sobre a coragem de um jornalista brasileiro

Corria o ano de 1976, eu tinha então 20 anos de idade, trabalhava numa multinacional em Americana (SP) e havia ingressado na universidade. Já me considerava um combatente de esquerda, pois ainda no colegial já me havia introduzido numa militância política possível e muito vigiada na UEA (União Estudantil Americanense) que, por descuido dos militares de plantão, não foi fechada como todas as outras entidades estudantis nos horripilantes anos de chumbo.

Naquela época, a disponibilidade de textos de esquerda, particularmente os marxistas, era muito rara. Eu e vários amigos éramos leitores do Pasquim que tentava, com bárbaras restrições, enfrentar a ditadura e o vazio cultural criado por ela, e caçávamos leituras proibidas, o tempo todo. Lembro-me da emoção que senti e, ao mesmo tempo, do frio na espinha, quando caiu-me à mão um exemplar do Manifesto Comunista de Marx e Engels. A sua posse poderia levar-me a prestar depoimento na polícia local caso fosse descoberta. Parece absurdo mas era assim mesmo; só os que estavam lá sabem que isso é a mais pura verdade.

Naquele ano já distante, foi editado o livro-reportagem de Fernando Morais: A Ilha: um repórter brasileiro na ilha de Fidel Castro. O livro fala sobre Cuba e tornou-se um dos maiores sucessos editoriais brasileiros, transformando-se num ícone da esquerda nacional nos anos 70 do século passado. O livro aborda a Cuba pós-revolução sob diversos aspectos: cotidiano; cultura; relações com os outros países; racionamento de comida e outros bens; urbanização; educação; saúde; imprensa; mulher; eleições; justiça; reforma agrária; economia etc. Vale a pena ser lido nos dias de hoje, quando a Ilha está reatando as relações com os Estados Unidos.

Um detalhe importante a ser lembrado: o autor trabalhava naquela época na Revista Veja. Para os que os que só conhecem a versão de extrema direita da Veja de hoje, isso parece inimaginável, mas ela já foi diferente. Isso está lá, num passado já bem distante, mas é verdade, acreditem. Eu vi, eu li, sou testemunha ocular desta verdade.

A Veja mudou completamente, mas Fernando Morais não, continua coerente com os seus velhos princípios. Basta vê-lo no combate pela democracia no momento atual, quando as forças conservadoras e, inclusive, as de extrema direita colocam em risco a democracia. Alguns grupos até pedem a volta dos militares e isso me dá frios na espinha de novo. Entrei recentemente na faixa do 60 anos de idade e não gostaria de sair do meu país nestas alturas da minha existência. Bobagem... bobagem... deixa para lá...

Que droga! Desde jovenzinho dediquei anos da minha vida na luta pela democracia e pelo fim da ditadura militar e vejo agora alguns meninos e meninas exalando ódio, puro ódio, contra as esquerdas, contra os pobres, contra os homossexuais, contra tudo que é diferente do mundo deles, que é cheirosinho, riquinho e cheio de prazeres fugazes e de bens de consumo abundantes, mas totalmente desprovido de compaixão pelos que estão nos andares inferiores do edifício social, construído com o aço do poder econômico e com o cimento do egoísmo. O egoísmo cimenta alguma coisa? Acho que não. Aí está a contradição; um dia tudo isso cai...

Chega de lamentações, pois nestes tempos egocêntricos e ignorantes é preciso dizer em brados retumbantes: VIVA A DEMOCRACIA! NÃO AO GOLPE! NÃO AO GOLPE!

Caro Fernando Morais, Grato! Lá, nos idos de 1976 - lá se vão 40 anos - eu vivia com seu livro para cima e para baixo, indicando a todos que cruzavam o meu caminho.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de ZILDO GALLO:
(RE)(IN)VOLUÇÃO: grandes almas Autor(a):
A árvore de beija-flores, o sabiá distraído, o gavião certeiro e o gambá do meu condomínio Autor(a):
A conversão de São Francisco: uma loucura divina Autor(a):
A empresa do futuro e a produção de valores sustentáveis: ou vai ou racha! Autor(a):
A FOME E O PAPEL Autor(a):
A guerra pela água: Grande São Paulo versus Região de Campinas (2015) Autor(a):
A HORA DA AVE MARIA Autor(a):
A HUMANIDADE ASSOMBRADA Autor(a):
A INCRÍVEL SAGA DO PEIXE BOTINA Autor(a):
A LUA E O MAR Autor(a):
A mamadeira de manga e o coquinho da macaúba Autor(a):
A MENINA QUE PASSAVA Autor(a):
A moralidade do mercado ou para quem o crime compensa Autor(a):
A origem mítica do nome da cidade de Atenas (Grécia): um tributo à agricultura Autor(a):
A OUTRA GUERRA Autor(a):
A POESIA (o poeta e sua sina) Autor(a):
A POESIA (o poeta e sua sina) Autor(a):
A PROCURA DO POETA Autor(a):
A riqueza e a diversidade: uma discussão sobre o valor das floresta na economia de mercado Autor(a):
A sonda New Horizons, o rebaixamento de Plutão, o rapto de Perséfone e o Tarô Mitológico Autor(a):
AFETOS ABORTADOS Autor(a):
AFIRMAÇÃO (Smithiana mão invisível) Autor(a):
ÁGUA PARA TODOS Autor(a):
ÁGUA: UM POEMA À CONSCIÊNCIA Autor(a):
ÁGUAS DE OUTUBRO (via crucis) Autor(a):
ALÉM DAS SOMBRAS DA CAVERNA Autor(a):
ANÉIS DE SATURNO Autor(a):
ANTAGONISMOS Autor(a):
AO MINEIRINHO POETA Autor(a):
ÁRVORE SECA Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1