Efuturo - Página para compartilhar seu talento literário na Web. Compartilhe seu texto, poesia, sentimentos. 10252 - O MUNDO CONECTADO - DIRCEU DETROZ

Solicitamos sua ajuda para continuar com nosso Espaço GRATUITO. Eu Cláudio Joaquim desenvolvedor do projeto conto com a ajuda de Todos. Ajude-nos com um PIX do valor que você pode para o CPF: 02249799733.

Sala de Leitura
Busca Geral:
Nome/login (Autor)
Título
Texto TituloTexto



Total de visualização: 1630
Textos & Poesias
Imprimir

Total Votos: 0
 
 

O MUNDO CONECTADO

A ideia de uma aldeia global é mais antiga do que a internet. Possivelmente seu alvorecer chegou junto com a era dos satélites orbitando o planeta. Com os satélites ficamos sabendo cada vez mais rápido o quanto nosso lar cósmico pode ser trágico. Em muitas ocasiões com a nossa ajuda.

Quando lemos o enunciado de globalização, de cara constatamos como verdadeiro o fato que ela reduziu os custos dos meios de comunicação e transporte. Duvidoso é afirmar que esta redução foi causada por uma integração internacional econômica, social, cultural e política entre as nações.

Paulo Coelho resumiu o óbvio ao dizer que a internet foi a maior invenção das últimas décadas. Muitos viram no surgimento da internet um instrumento que poderia incrementar movimentos como os da contracultura nos anos sessenta e setenta. Temia-se a sua capacidade de comunicação em massa. Assustou os conservadores.

Hoje sabemos que isto é praticamente impossível. A contracultura foi uma batalha travada para desestabilizar o conservadorismo. O conservadorismo não apenas venceu, também se transformou numa espécie de super-herói das redes sociais nos dias atuais.

O que nos contariam as postagens comentando os americanos matando “comunistas” de toda espécie no Vietnã. O que as postagens comentariam do movimento hippie. Do sexo livre. Com toda certeza as redes sociais enxergariam Woodstock como um bacanal. Um ótimo filme da vitória do conservadorismo sobre a contracultura é “Hair”, O hippie que morre no Vietnã, por querer ajudar seu amigo soldado.

Embora já tenha visto afirmações, não comungo com a tese de que ter praticamente todo o conhecimento do mundo, passando pelo divertimento e chegando a pornografia com poucos cliques possa ser contracultura. Contracultura seria mudar o mundo com esses cliques. Fazer uma nova revolução contra o conservadorismo.

Para vencer as batalhas e manter-se soberano, o conservadorismo precisa de apenas uma arma. Manter seus enormes currais na ignorância absoluta. Ele nem se preocupa com todo o conhecimento à disposição. Sempre foi uma minoria que soube como usá-lo. E essa minoria vem diminuindo drasticamente com o canto de sereia da tecnologia.

O conhecimento sofre também com seu “Calcanhar de Aquiles”. As crenças e suas lavagens cerebrais. As crenças certamente não levam ninguém para o céu, mas enfeitam com luzes de néon o altar do conservadorismo.

O advento das redes sociais tem reforçado a concepção de que uma aldeia global conectada é pura falácia. Uma canção de “Hair” repete por quase dois minutos “Let the Sunshine in” (Deixe o Sol Entrar). Na hora de escolher, optamos pela escuridão.

 
   
Comente o texto do autor. Para isso, faça seu login. Mais textos de DIRCEU DETROZ:
10% humano Autor(a):
A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO Autor(a):
A ALMA A SINGULARIDADE E O FUTURO Autor(a):
A causa da ciência Autor(a):
A CHEGADA Autor(a):
A CIÊNCIA ACIMA DE TODOS Autor(a):
A CULPA NÃO É DOS OSSOS - Crônica escrita em 2014 Autor(a):
A década revolucionária Autor(a):
A descoberta da Terra Autor(a):
A droga do século 21 Autor(a):
A EQUAÇÃO DA ALMA Autor(a):
A espécie refugiados Autor(a):
A esperança e a dor Autor(a):
À ESPREITA Autor(a):
A ESTRANHA INTELIGÊNCIA Autor(a):
A falta de sorte deles Autor(a):
A garota de Sugar Beach Autor(a):
A garota dos coturnos voltou Autor(a):
A GENÉTICA DIVINA Autor(a):
A História e a lenda Autor(a):
A IA e o xadrez Autor(a):
A ideologia dos algoritmos Autor(a):
A ideologia e a cultura Autor(a):
A INDUSTRIA GENÉTICA NÃO É FICÇÃO Autor(a):
A INFÂNCIA DOS LIVROS Autor(a):
A LIZZ DO DIR Autor(a):
A MAÇA DO CONHECIMENTO Autor(a):
A MENINA NA JANELA Autor(a):
A morte da morte Autor(a):
A negação dos radicais Autor(a):

CONVITE ESPECIAL. Conheça o nosso novo projeto. Participe em nossa Sala de Leitura e Escrita. Com muito mais recursos.
Grátis.
https://epedagogia.com.br/salaleitura.php


Banner aniversariantes

Aniversário Hoje

Aniversariante de Hoje 1