LINGUAGEM ORAL - Tipo de linguagem que se usa quando o interlocutor está frente a frente conosco e justamente podemos falar com ele
INDIRETO - Esse instrumento consiste no registro da interação realizada pelo instrumental face a face, independente da metodologia utilizada, entrevista, visita, acolhimento e/ou atendimento social.
ESTUDO SOCIAL - Instrumento específico do assistente social que tem por finalidade conhecer com profundidade e de forma crítica, determinada situação ou expressão da questão social, objeto de intervenção profissional nos aspectos socioeconômicos.
PARECER SOCIAL - É a avaliação conclusiva, teórica e técnica realizada pelo assistente social, dos dados coletados após a finalização do estudo social.
ENTREVISTA - Instrumento que permite realizar uma escuta qualificada. Por meio do processo de diálogo, visa estabelecer uma relação com o usuário, com objetivo de conhecer e intervir em sua realidade. Pode ser individual ou grupal.
RELATÓRIO - Instrumento de sistematização da prática do assistente social, que contém o relato dos dados coletados, das intervenções realizadas e das informações adquiridas.
PERÍCIA SOCIAL - É uma técnica que exige planejamento, que consiste no levantamento de documentos e coleta dados já existentes acerca de uma determinada demanda social, e que tem início pelo Estudo Social.
ACOLHIMENTO - Ação importante para que o usuário possa expor seus problemas, além de contar com uma escuta ativa e com a compreensão de um profissional que tenha por objetivo a garantia dos seus direitos sociais.
VISITA - Instrumento de suma importância e pode ser domiciliar ou institucional.