PARECER SOCIAL - finalização de caráter conclusivo ou indicativo.
PLANEJAMENTO - procurar superar os limites do enfoque situacional para identificar prioridades de intervenção, adotando uma visão que não reduza a ação à imediaticidade.
SERVIÇO SOCIAL - inscrita na divisão social do trabalho, situa-se no processo de reprodução das relações sociais
QUESTÃO SOCIAL - surgiu na Europa Ocidental do século XIX, designando o fenómeno de pobreza crescente entre os membros da classe operária.
ABORDAGEM - Atividade de aproximação do agente público ao usuário em situação de vulnerabilidade e risco, com vistas a inseri-lo ou reinseri-lo na rede de serviços socioassistencial.
ABRIGAMENTO - Ação protetiva que tem por objetivo resguardar os usuários de situações de risco circunstancial, conjuntural, geológico e/ou geotécnico, oferecendo moradia temporária
ACESSO - Ingresso ou entrada nos serviços públicos
ACOLHIDA - Princípio básico de um atendimento humanizado em que são considerados os seguintes aspectos: ética do trabalhador social, condições institucionais para a realização do atendimento e comprometimento com a busca da resolutividade.
ACOLHIMENTO - Procedimento que envolve o recebimento dos usuários do SUAS, em local com infra-estrutura adequada de profissionais qualificados, e o direcionamento das suas demandas, contribuindo para a humanização do atendimento socioassistencial.