SELÊNIO - As manifestações da deficiência desse micronutriente incluem: embranquecimento do leito das unhas, alteração da função imunológica e miopatia esquelética. Os achados físicos incluem: leito das unhas esbranquiçado, perda de cabelos e pele seca.
BIOTINA - A deficiência dessa vitamina pode estar relacionada à alopecia difusa, unhas frágeis e dermatite, particularmente na face. Também, os indivíduos podem apresentar mialgias, parestesias e alterações do estado mental.
PELAGRA - Caracteriza-se pela carência de niacina. Chamada de doença dos três “Ds” (dermatite eritematosa, diarreia e demência), que pode resultar em morte. A alteração dermatológica é, geralmente, simétrica, e aparece como erupção cutânea e hiperpigmentado no sol
ESCORBUTO - É a condição de deficiência de vitamina C que se manifesta por alterações patológicas dos dentes e das gengivas, tendência à hemorragia resultante de vasos sanguíneos enfraquecidos (petéquias e equimose), aparecimento e cicatrização deficiente.
BERIBÉRI - É caracterizado pela deficiência de tiamina. Rigidez e câimbras musculares, edema de face e extremidades (se molhado), confusão mental, oftalmoplegia e ataxia (não coordenação dos músculos voluntários), também, manifestações neurológicas periféricas.
TETANIA - É uma manifestação física da deficiência da vitamina D em adultos.
RAQUITISMO - É uma manifestação física da deficiência da vitamina D em crianças.
VITAMINAK - As manifestações físicas da deficiência incluem sangramentos. As lesões hemorrágicas na pele, caracterizadas por hematomas e sangramentos subcutâneos..
IODO - A deficiência dele no início da vida altera o crescimento e a cognição. A deficiência grave causa o bócio e o hipotireoidismo.