ONÍVORO - os consumidores de um ecossistema podem participar de várias cadeias alimentares e em diferentes níveis tróficos, caso em que são denominados onívoros. O homem, por exemplo, ao comer arroz, é consumidor primário; ao comer carne é secundário; ao
PIRACEMA - Movimento migratório de peixes no sentido das nascentes dos rios, com o fim de reprodução. Ocorre em épocas de as grandes chuvas, no período da desova.
PREDATISMO - Relação ecológica que se estabelece entre uma espécie denominada predadora e outra denominada presa. Os predadores caracterizam-se pela capacidade de capturar e destruir fisicamente as presas para alimentar-se.
RESÍDUOS - Materiais ou restos de materiais cujo proprietário ou produtor não mais considera com valor suficiente para conservá-los. Alguns tipos de resíduos são considerados altamente perigosos e requerem cuidados especiais quanto à coleta, transporte e
SELEÇÃO NATURAL - Processo de eliminação natural dos indivíduos menos adaptados ao ambiente, os quais, por terem menos probabilidade de êxito dos que os melhor adaptados, deixam uma descendência mais reduzida.
CONSUMIDOR - Seres como os animais, que precisam do alimento armazenado nos seres produtores
DECOMPOSITORES - Seres consumidores que se alimentam de detritos dos organismos mortos.
PRODUTORES - Seres que, como as plantas, possuem a capacidade de fabricar alimento usando a energia da luz solar.
SILICOSE - Doença pulmonar que resulta da inalação de sílica ou de silicatos existentes no ar poluído.