TIPO INJUNTIVO - classificação do tipo textual na parte da receita em que se tem o modo de fazer
ART. OPINIÃO - é um texto que pode ser escrito em primeira pessoa em que o autor expõe seu ponto de vista e deve sustentá-lo por meio de informações coerentes e convincentes para persuadir o destinatário a adotar a opinião apresentada.
TIPO DESCRITIVO - classificação do tipo textual em um cardápio com o nome dos ingredientes de uma pizza.
CAMP. PUBLICIT. - é o conjunto de ações de publicidade cujo principal objetivo é promover uma marca, produto, serviço etc. a fim de estimular os receptores a tomarem uma ação determinada. Faz-se uso de verbos no imperativo – use; compre; adquira...
LOGOTIPO - símbolo que serve para identificar uma empresa, por exemplo, em uma campanha publicitária.
SLOGAN - expressão concisa, fácil de lembrar, utilizada em campanhas políticas, de publicidade, de propaganda, para lançar um produto, marca etc.
NOTÍCIA - É de cunho informativo em que o repórter apenas narra sobre um tema atual sem dar a sua opinião. Ela é tida como imediatista, como o anúncio da novidade.
REPORTAGEM - É um texto jornalístico em que o autor não tem como objetivo noticiar um assunto pontual, algo que esteja acontecendo, por exemplo, no dia de hoje. Ele pode escolher um assunto e produz seu texto
BIOGRAFIA - é um tipo de texto narrado em terceira pessoa e que traz informações, relatos de fatos marcantes da vida de alguém.