ROMANTISMO 1 - Os escritores exploram temas como: natureza, sentimentalismo, religiosidade, ufanismo, nacionalismo.
ROMATISMO 2 - Profundamente influenciada pela poesia do inglês George Gordon Byron, (1788-1824). Por isso, é muitas vezes chamada de geração “Byroniana”.
ROMATISMO 3 - Caracterizada pela poesia libertária e social.
REALISMO - Teve o seu início, oficialmente, em 1881, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de seu mais célebre autor, Machado de Assis.
NATURALISMO - Desenvolveram um estilo literário objetivo e, como postulou o próprio Zola, anatômico: o “retorno à natureza” focalizava o lado mais animalesco do homem, em frequentes descrições patológicas – doenças, hereditariedade, influências do meio, em uma constant
PARNASIANISMO - Buscavam o sentido para a existência humana por meio da perfeição estética
SIMBOLISMO - Contra a superficialidade material do corpo, a objetividade do realismo e as descrições animalescas do naturalismo, os autores querem mergulhar no espírito, que se relaciona a algo maior, a uma instância coletiva universal, a uma transcendência.
QUINHENTISMO - Neste período, o Brasil era apenas uma colônia de Portugal e não possuía qualquer produção artística ou intelectual que fosse, de fato, brasileira.
QUINHENTISMO - Respeito a uma literatura que ocorreu no Brasil, que fala sobre o país, mas que apresenta o ponto de vista dos viajantes colonizadores