EPENDEMÁRIAS - São células culbóides ou prismáticas que compreendem a neuróglio epitelial. São responsáveis pelo revestimento simples dos entreculo.
C DA GLIA - São um gruopo ee células humanas que integram o tecido nerviso e responsáveis por uma série funções no sistema nervoso central.
GÂNGLIOS - São pequenas estruturas que funcionam como filtros para a substância nocivas. Neles contém células do sistema imunológico que ajuda no cambate de infecções .
T. NERVOSAS - São receptores distribuídos por toda nossa pele, responsável por sentir a temperatura e as sensações de dor na parte mais externa do corpo.
EPITALÁMO - É um sagmento do diencéfalo. É formado pelo trígono das habenulas, pela comisura habenular, a estre medular e glândula penial.
AXÔNIOS - São prolongamentos únicos especializados na condução de impulso, que transmitem informações do neurônio para outras células.
DENTRITOS - São prolongamentos do neurônio que garantem a recepção dos estimulos, levando o impulso nervoso em direção ao corpo celular.
ASTRÓCITOS - São celulas da neuróglia, são as mais abundantes do sistema nervoso central e são as que possuem as maiores dimensões.
C. DE SCHAWANN - É um tipo de célula glial, que produz a mielina que envolve os axónos dos neurônios no sistema nervoso periférico, isolando electricamente os nervos e assim permitindo a propagação rápida.