MODERADOS - Formado por por proprietários rurais e acreditavam no modelo primário-exportador. A descentralização não deveria vir acompanhada de ampliação da participação política, que continuaria a ser restringida pela renda – voto censitário. Liberais
CABANAGEM - ocorrida entre 1835 a 1840 na antiga província do Grão-Pará (atualmente Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia). Esse movimento teve como causa a extrema pobreza pela qual a região passava e o abandono político após a Independência do Brasil.
BALAIADA - Ocorrida no Maranhão, entre os anos de 1838 a 1841. As causas da revolta estão relacionadas às condições de miséria e opressão a que estava submetida a população pobre da região,a economia agrária do Maranhão atravessava um período de crise.
GUARDA NACIONAL - Além de estar sob sua tutela – o Exército estava sob o comando do Ministério da Guerra –, Feijó desenvolveu uma política de recrutamento que privilegiava as elites, já que somente eleitores e seus filhos poderiam fazer parte dessa nova instituição.
A. PROVINCIAIS - o o Ato Adicional de 1834, que, entre outras determinações, estabelecia a criação das...
FARROUPILHA - Movimento republicano separatista. As razões para os dez anos de luta são variadas, desde o desejo por maior autonomia provincial até a insatisfação com os altos impostos cobrados sobre o charque produzido pelos estancieiros.
MALÊS - em Salvador, na província da Bahia. Foram cerca de 48 horas de rebeldia. Os escravizados africanos de religião muçulmana tentaram assumir o comando da cidade com o objetivo de fundar uma monarquia islâmica negra no Brasil
SABINADA - foi uma revolta que aconteceu na província da Bahia entre os anos de 1837 e 1838, durante o Brasil Império. ... Os revoltosos desejavam implantar uma república na Bahia, mas foram contidos pelas tropas imperiais.
REGRESSITAS - Eram favoráveis ao fortalecimento do poder Legislativo, centralizado no Rio de Janeiro, e contrários à liberdade administrativa das províncias. Lutavam pela manutenção da ordem pública e eram favoráveis à centralização administrativa.