6 S - UM MOTORISTA CONDUZ SEU AUTOMÓVEL PELA BR-277 A UMA VELOCIDADE DE 108 KM/H QUANDO AVISTA UMA BARREIRA NA ESTRADA, SENDO OBRIGADO A FREAR (DESACELERAÇÃO DE 5 M/S²) E PARAR O VEÍCULO APÓS CERTO TEMPO. PODE-SE AFIRMAR QUE O TEMPO DE FRENAGEM SERÁ:
5 M/S 2 - UMA PARTÍCULA DESCREVE UM MOVIMENTO UNIFORME VARIADO . A FUNÇÃO HORÁRIA DA VELOCIDADE , COM UNIDADES DO SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES É: V = -2,0 + 5,0.T. NESSE CASO, PODEMOS AFIRMAR QUE A ACELERAÇÃO DA PARTÍCULA É:
24,0 M - UM MÓVEL PARTE DO REPOUSO E DESENVOLVE UMA ACELERAÇÃO CONSTANTE DE 3 M/S² DURANTE 4 SEGUNDOS. O DESLOCAMENTO DESSE MÓVEL FOI DE:
FOTÓLISE. - NO FILME FOTOGRÁFICO, QUANDO EXPOSTO À LUZ, OCORRE A REAÇÃO: 2 AGBR ?2 AG + BR~2~ ESSA REAÇÃO PODE SER CLASSIFICADA COMO:
LAVOISIER. - A FRASE: “DO NADA, NADA; EM NADA, NADA PODE TRANSFORMAR-SE” RELACIONA-SE COM AS IDEIAS DE:
DUPLA TROCA - A REAÇÃO QUE REPRESENTA A FORMAÇÃO DO CROMATO DE CHUMBO II, QUE É UM PIGMENTO AMARELO USADO EM TINTAS, É REPRESENTADA PELA EQUAÇÃO: PB(CH3COO)2 + NA2CRO4 ? PBCRO4 + 2 NACH3COO QUE É UMA REAÇÃO DE:
SÍNTESE. - COLOCANDO-SE UM FRASCO DE ÁCIDO CLORÍDRICO JUNTO A OUTRO DE AMÔNIA E RETIRANDO-SE AS ROLHAS DE AMBOS, NOTA-SE A FORMAÇÃO DE FUMAÇA BRANCA INTENSA, CONSTITUÍDA DE CLORETO DE AMÔNIO (HCL + NH3 ? NH4CL). ESTA EXPERIÊNCIA É UM EXEMPLO DE:
DINÂMICA - A ÁREA DE CONHECIMENTO DA FÍSICA QUE ESTUDA A CAUSA DOS MOVIMENTOS
1,0 S - CERTO MÓVEL, INICIALMENTE NA VELOCIDADE DE 3 M/S, ACELERA CONSTANTEMENTE A 1 M/S2 ATÉ SE DISTANCIAR 4 M DE SUA POSIÇÃO INICIAL. O INTERVALO DE TEMPO DECORRIDO ATÉ O TÉRMINO DESSE DESLOCAMENTO FOI DE: