ASSOREAMENTO - Material das encostas dos rios são levados para dentro do leito, diminuindo o calado e, em algumas situações criando pequenas ilhas.
EROSÃO - Sulcos, valetas, abertos no solo pela ação principalmente das chuvas fortes sobre o solo sem cobertura vegetal, criando o que também pode ser chamado de voçoroca.
TERRACEAMENTO - Também conhecido como curvas de nível no meio rural, é uma elevação terra em meio as lavouras para evitar que o escoamento das águas leve sedimentos para dentro dos rios e reduzir a erosão do solo.
ÁREA DE RISCO - Locais nas cidades em que a população menos favorecida economicamente consegue espaço para residir, correndo o risco de deslizamentos.
ESCOAMENTO - A precipitação ao cair no solo tem três destinos: escoar sobre a superfície, evaporar antes de chegar ao solo e infiltrar no solo.
DESLIZAMENTOS - Áreas de solo sem proteção vegetal que recebem grande quantidade de precipitação e ficam encharcadas, podem provocar acidentes com perdas materiais e humanas, devido ao solo se desprender de encostas de morros e deslizar.
ALAGAMENTOS - A grande quantidade de lixo sem destino adequado que vai parar dentro do leito dos rios, é um dos responsáveis por enchentes em grandes cidades. Como o caminho que o rio percorrer está obstruído e a precipitação é grande ele avança sobre suas margens.
CICLO DA ÁGUA - Evaporação, condensação e precipitação em um ciclo infinito.
PRECIPITAÇÃO - Ocorre quando a força gravitacional supera a força que a mantém suspensa, assim a umidade atinge o solo em forma de chuva.