BURGUNDIO - eram uma tribo germânica. É o mais antigo povo germânico[1] conhecido de áreas a leste do rio Oder. Tinham uma tradição de origem escandinava.
BRETÕES - são os intees de um grupo étnico celta que habita a região da Bretanha, na França. Sua origem vem dos grupos de falantes do britônico que colonizaram a área, vindos do sudoeste da Grã-Bretanha em duas ondas migratórias ocorridas do século IV ao VI.
KUPALA - o solstício de verão. Era um dia sagrado que honrava os dois elementos mais importantes: Fogo e Água.
MATRIOSHKA - boneca-russa, é um tradicional brinquedo russo. Constitui-se de uma série de bonecas, feitas geralmente de madeira, colocadas umas dentro das outras, da maior (exterior) até a menor (a única que não é oca). A palavra provém do diminutivo de matriona
NÓRDICOS - constituem uma região da Europa setentrional e do Atlântico Norte, composta pela Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, e as regiões autónomas das Ilhas Faroé, arquipélago da Åland e Groenlândia.
SOLSTICIO - de verão ocorre em dezembro e o solstício de inverno ocorre em junho. Marcam mudanças de estação
PENÍNSULA - Formação geológica consistindo de uma extensão de terra que se encontra cercada de água por quase todos os lados, com exceção da porção de terra que a liga com a região maior, designada por istmo.
ESCANDINÁVIA - É uma região geográfica e histórica da Europa Setentrional e abrange, no sentido mais estrito, a Dinamarca, a Suécia e a Noruega. Num sentido mais amplo, o termo pode também abranger a Finlândia, as Ilhas Feroé e a Islândia.
SETENTRIONAL - É uma qualificação que abrange tudo o que se refere a norte ou boreal.