COORD. PEDAG. - Avaliar e acompanhar o processo ensino-aprendizagem, além dos resultados de desempenho dos alunos; Valorizar e garantir a participação ativa dos professores, garantindo um trabalho que seja integrador e produtivo;
ROTINA - Hábito de fazer algo sempre do mesmo modo
SONDAGEM - Instrumento de que o professor dispõe para conhecer as hipóteses em relação ao Sistema de Escrita Alfabética (SEA - 1o ao 5o ano)
PLANEJAMENTO - Estudar antecipadamente o cenário de uma ação ou atividade, definindo os objetivos a serem atingidos, e identificando os meios, as ações e estratégias necessárias para o alcance desses objetivos.
SEQ. DIDÁTICA - “Um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos.” (ZABALA, 1998 )
CRONOGRAMA INT. - Elaborado para apoiar a organização dos profissionais das escolas, com o objetivo de esclarecer a relação entre currículo, materiais, formação, aulas do Centro de Mídias e avaliações.
AAP - Avaliação de Aprendizagem em Processo, aplicada para estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio.
ADE - Avaliação Diagnóstica de Entrada
METOD. ATIVAS - São processos de aprendizagem em que os alunos participam ativamente da construção do conhecimento.