ESPAÇO NATURAL - Parte do espaço que não sofreu nenhuma intervenção humana, formado apenas por sua natureza original: solo, rochas, vegetação, fauna, rios, clima...
ESP GEOGRÁFICO - Resultado da interação/intervenção do ser humano com a natureza ao longo dos tempos. É o espaço construído ou produzido pelas sociedades.
PAISAGEM - Parte ou porção do espaço geográfico que conseguimos perceber por meio dos nossos sentidos em um determinado momento.
LUGAR - É a parte ou porção do espaço geográfico que assume grande significado por ser nosso espaço de vivência, das relações que mantemos com outras pessoas no dia a dia, cuja a paisagem conhecemos, dela fazendo parte e com ela interagindo.
TERRITÓRIO - É a parte do espaço, delimitada de alguma forma e onde uma pessoa ou um grupo de pessoas exercem poder e soberania.
FORÇAS NATURAIS - Forças decorrentes das ações da natureza, como: a ação das águas, dos ventos, das erupções vulcânicas etc., capazes de transformar o espaço e consequentemente as paisagens.
FORÇAS SOCIAIS - Forças decorrentes das ações humanas, como: a construção de indústrias, rodovias, aeroportos etc., e também são capazes de transformar o espaço e consequentemente a paisagem.
INDÍGENAS - Povos que já habitavam o território brasileiro antes dos colonizadores chegarem e que pouco alteravam a natureza.
FAUNA - Conjunto dos seres vivos que compõem a diversidade animal de uma região.