HOMOLOGAS - Ao estabelecer uma filogenia é necessário verificar se a característica que está sendo comparada é homóloga ou não a outra, pois espécies com estruturas......... indicam a possibilidade de elas terem um ancestral comum
CLADOGRAMA - Uma árvore filogenética pode representar a história evolutiva de um grupo de organismos, demonstrando as relações evolutivas entre eles, a partir de um ancestral comum. A árvore filogenética também é designada árvore da vida ou
MONERA - compreende as arqueas e as bactérias, incluindo as cianobactérias (anteriormente chamadas algas azuis ou cianofíceas). São organismos unicelulares, autotróficos ou heterotróficos. São procariontes, ou seja, formados por células sem núcleo organizado.
PROTISTA - seres autotróficos e heterotróficos, uni ou pluricelulares. São as algas e os protozoários. As algas são eucariontes autotróficos; têm clorofila, mas diferem das plantas por não possuir tecidos organizados em órgãos (raiz, caule e folhas).
FUGI - inclui os fungos, que são heterotróficos, uni ou pluricelulares, e eucariontes. Reproduzem-se por esporos em pelo menos uma fase da vida.
METAPHYTA - inclui as plantas, que são eucariontes autotróficos e pluricelulares, com tecidos organizados em órgãos.
METAZOA - compreende os animais, que são eucariontes heterotróficos e pluricelulares
VÍRUS - compostos por uma cápsula proteica chamada de capsídeo que envolve o material genético, onde, juntos, formam o núcleo capsídeo (cápsula + material genético). Esse material genético, dependendo do tipo de vírus, pode ser DNA ou RNA.
DNA - Esses vírus têm o como material genético, formado por .......que serve de molde para a transcrição e tradução, formando as proteínas necessárias para o processo de replicação viral. Exemplos são os adenovírus e os vírus da hepatite, herpes e varíola.