CANTINAS - Espaços onde as pessoas das comunidades vendem o material extraído da natureza e onde eles se abastecem de mercadorias e vendem sua produção.
MINIUSINAS - Espaços onde as matérias primas extraídas são processadas, ou seja, transformadas nos produtos que vão ser vendidos, como farinhas, óleos e frutas secas. Também é ali que as frutas/frutos são descascadas, pesada e embaladas.
CASA SEMENTES - Local onde é feita a análise da qualidade das sementes florestais extraídas pelos coletores. Se aprovadas, essas sementes são vendidas para plantadores e compradores.
PRODUTOS - Castanha, babaçu, látex da seringueira e copaíba.
SUSTENTÁVEL - equilíbrio entre o meio e comunidade
ATRAVESSADORES - Com eles, as comunidades não tinham escola, assistência médica e nem programas de incentivo ou de apoio para produção.
ATRAVESSADORES - Eram pessoas que compravam os produtos extraídos da floresta a preços muito baixos, ficando com a MAIOR PARTE DOS LUCROS e os extrativistas continuavam na pobreza.
EMPRESAS - negociam os preços, dos produtos que compram, com os seus parceiros e também observam o MANEJO SUSTENTÁVEL da floresta.
A REDE - É sistema de PARCERIA (união) pensado para melhorar o modo de vida das comunidades tradicionais e, ao mesmo tempo, fortalecer e promover o desenvolvimento das atividades extrativistas praticadas por esses grupos.