ESPÁSTICA - É o tipo mais comum, e ocorre por lesão do córtex motor do cérebro, região que comanda primariamente os movimentos. Nesse tipo, os músculos têm, ao mesmo tempo, a força diminuída e o tônus aumentado.
DISCINÉTICO - Acontece por lesão de áreas mais profundas do cérebro conhecidas como núcleos da base ou sistema extra-piramidal responsável pela modulação do movimento, pela inibição de movimentos indesejados.
PRÉ-NATAIS - Fatores que ocorrem antes do nascimento, doenças da gestante podem comprometer a formação neurológicas do feto dentro do útero, como a diabete, a pressão alta e infecções virais como a rubéola , sífilis, toxoplasmose .Transtornos tóxicos e exposição Rx.
NEONATAIS - Fatores que acontecem no período que vai do começo do trabalho de parto até 6 horas após o nascimento. A prematuridade, o baixo peso, o trabalho de parto muito demorado, anóxia ,icterícia neonatal.
PÓS-NATAIS - Durante a infância, infecções como a meningite, encefalites, hipocalcemia, traumas cranianos e tumores podem comprometer o sistema nervoso que ainda está se desenvolvendo.
TETRAPARESIA - É o comprometimento global, em que tanto os membros superiores como inferiores estão alterados com a mesma gravidade. Geralmente aqui existe um atraso do desenvolvimento motor importante e de forma geral.
DIPARESIA - O comprometimento é mais acentuado nos membros inferiores que nos superiores, ou seja, a função das mãos é mais preservada. Neste caso, a possibilidade de adquirir mais independência é maior.
HEMIPARESIA - É o comprometimento de um lado do corpo, direito ou esquerdo, dependendo do lado (hemisfério) do cérebro que foi lesado.
MISTA - Alterações concomitantes dos sistemas piramidal, extrapiramidal e cerebelar. Espasticidade, movimentação involuntária e ataxia.