TRANSPIRAÇÃO - Perda de água pelo solo e pelas plantas. Parte da água que se infiltrou no solo pode ser absorvida pelas plantas que, depois de utilizá-la a devolvem a umidade para a atmosfera.
CONDENSAÇÃO - Passagem da água do estado de vapor para o líquido. O vapor da água esfria, se acumula na atmosfera e se condensa na forma de gotículas que formarão nuvens ou nevoeiros.
PRECIPITAÇÃO - Ocorre quando há a passagem do estado gasoso para o líquido. Com muita água condensada na atmosfera, inicia-se esse processo, onde as gotículas suspensas no ar se tornam pesadas e caem no solo na forma de chuva.
INFILTRAÇÃO - Processo em que a chuva cai sobre a superfície terrestre e parte dessa água vai alimentar os lençóis subterrâneos.
ÁGUA PLUVIAL - Água da chuva.
ÁGUA FLUVIAL - Água dos rios.
IMPERMEÁVEL - Processo que impede a infiltração de água no solo
BACIA HÍDRICA - ... ou hidrográfica é a área ou região de drenagem de um rio principal e seus afluentes. É a porção do espaço em que as águas das chuvas, das montanhas, subterrâneas ou de outros rios escoam em direção a um determinado curso d’água, abastecendo-o.
DIVISOR DE ÁGUA - Estrutura do relevo que separa uma bacia hidrográfica de outra. Normalmente são morros, serras, picos, montanhas ou outras estruturas elevadas do relevo.